Um maracujá grande, com muita polpa e qualidade pode ser o sonho de muito fruticultor. Para Lúcio da Silva, que produz no município de Sítio d’Abadia (GO), a 300 quilômetros de Brasília, essa já é uma realidade que tem rendido além das expectativas, com uma safra de frutos que pesam até 650 gramas e têm o tamanho de um melão. A razão do sucesso está ao alcance de qualquer produtor. Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Faleiro, os frutos grandes são resultantes da qualidade e do potencial genético dos híbridos utilizados e da adoção de boas práticas de manejo da cultura.
Lúcio cultiva os híbridos lançados pela Embrapa Cerrados e parceiros – o BRS Sol do Cerrado, BRS Gigante Amarelo e BRS Ouro Vermelho. Desde 2008, esses materiais estão disponíveis e têm obtido bons resultados em plantações em todo o país. Para atender à grande demanda por sementes, foram implantadas unidades de produção no Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Mato Grosso. As reservas de sementes são feitas na Embrapa Transferência de Tecnologia.
Em Sítio d’Abadia, Lúcio comemora a facilidade de vender o fruto, que além do peso tem alto rendimento de polpa com coloração alaranjada e boa qualidade fitossanitária. Em um mercado em franca expansão como é o do maracujá, ele comercializa tanto o fruto in natura, quanto polpas congeladas. A expectativa é expandir a plantação, que hoje é de um hectare, para outros quatro. “Quando um produtor tem uma experiência de sucesso, os outros ficam estimulados a investir também”, comenta.
Manejo
Além do uso de sementes de materiais melhorados geneticamente, a correção do solo, a irrigação e o bom controle fitossanitário são ingredientes que não podem faltar em plantações de sucesso. O manejo adequado do maracujá inclui ainda podas, adubações de plantio, formação e de produção, entre outras práticas. “A polinização manual é um dos segredos para garantir o vingamento das flores e a produção de frutos grandes com bom rendimento de polpa, sendo uma prática recomendada para o pequeno, médio e grande produtor”, acrescenta o pesquisador da Embrapa Cerrados.
Serviço: As reservas de semente dos híbridos de maracujá são feitas na Embrapa.