A feijoada light de carne caprina defumada, desenvolvida pela Embrapa Meio Norte, foi uma das atrações XIV PECNORDESTE – Seminário Nordestino de Pecuária e da Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, que reuniu em Fortaleza pesquisadores, produtores e expositores de praticamente todo o País.
Criada pelo pesquisador Geraldo Magela Carvalho com o apoio do analista Marcos Jacob Almeida e da culinarista Conceição Alves, a feijoada light é o prato ideal para quem quer distância de muitas calorias e do colesterol LDL, conhecido como “ o mau colesterol”. A carne caprina tem, a cada 100 gramas, 122 calorias, 23 de proteínas, 2,6 gramas de gordura total, 0,8 de gordura saturada e 3,3 microgramas de ferro.
Uma feijoada light para 15 pessoas leva um quilo e meio de feijão-preto; 500 gramas de costela de caprino; 300 gramas de linguiça de caprino; quatro pés de caprino; um rabo de caprino; 200 gramas de músculo de caprino, todos defumados; orégano, alecrim, cominho, pimenta-do-reino moída e corante, uma colher de sopa de cada; uma xícara de chá de vinagre branco; um tomate, uma cebola, um pimentão; uma xícara de chá de cheiro-verde picado; e duas colheres de sopa de azeite de oliva.
Para preparar a iguaria, é necessário deixar o feijão de molho por 3 horas. Em seguida, cozinhá-lo por 20 minutos em uma panela de pressão e depois reservá-lo. Corte a carne em pequenos pedaços e lave em água corrente. O tomate, a cebola, o pimentão e o cheiro-verde devem ser cortados em pequenos pedaços e separados em porções, inclusive o sal e o corante.
Tempere a carne com as ervas e o corante e acrescente o vinagre e os temperos. Aqueça o azeite em uma panela de pressão e refogue meia xícara de cheiro-verde. Misture a carne e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até ficar macia. Em seguida, junte a carne ao feijão reservado e deixe cozinhar até engrossar o caldo. Por último, prove o sal, acrescente o restante do cheiro-verde e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Sirva com arroz branco, farofa, couve-folha refogado e laranja fatiada.