Sistema móvel facilita alimentação de bovinos em propriedade no Rio Grande do Sul
O produtor Éder Luís Mombach, morador da Vila Tremônia, interior de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul-RS, inovou ao implantar, em sua propriedade, um sistema alimentador móvel — simples e de baixo custo — para facilitar e dinamizar as práticas cotidianas de alimentação do gado.
O equipamento, feito de madeira e coberto com folhas de zinco, foi construído sobre dois eixos e quatro rodas de uma trilhadeira estacionária, que se encontrava em desuso na propriedade. O alimentador é formado por um fenil, um cocho e um saleiro. A estrutura de cinco metros de comprimento e 1,3 m de largura tem capacidade para 300 quilos de feno e 20 quilos de sal mineral. Assim, é possível ter uma oferta regular de feno e sal mineral ao rebanho, formado por 29 cabeças de gado de corte.
Segundo o produtor, os benefícios da invenção proporcionam menor perda de feno em função da existência do cocho logo abaixo do fenil. Outro ponto positivo, é que são evitados o pisoteio excessivo e a formação de lamaçais, uma vez que o alimentador é deslocado no piquete e acompanha os animais quando migram para outros piquetes.
O sistema também facilita a recuperação das pastagens, sendo que o equipamento é periodicamente deslocado para outro local.