Um estudo que avalia a utilização de um ácaro predador para controlar a ação do ácaro branco na produção de pimenta está coordenando pela EPAMIG Zona da Mata. O trabalho foi desenvolvido em laboratório e na casa de vegetação da EPAMIG, conduzido pelo aluno Fredy Alexander Rodrigues Cruz, bolsista do Instituto Colombiano de Credito y Estudios Técnicos en el Exterior, como dissertação de mestrado em entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Segundo a pesquisadora da EPAMIG, Madelaine Venzon, que coordenou o trabalho, os resultados, até o momento, indicam que o predador tem potencial de controle do ácaro branco e pode ser uma alternativa para uso no manejo ecológico da praga em pimenta. “Ainda são necessários testes em campo para comprovar os resultados obtidos em laboratório, o que será um dos objetivos da tese de doutorado do aluno”, explica. Esses testes serão realizados na EPAMIG e na UFV, com previsão de resultados em dois anos.
Ácaro branco: praga de diversas culturas
O Polyphagotarsonemus latus (ácaro branco) é uma praga que afeta diversas culturas de interesse econômico e, na Zona da Mata, a espécie é considerada um dos principais prejuízos à produção de pimenta malagueta. As plantas atacadas apresentam folhas curvadas, ressecadas e bronzeadas, que podem cair prematuramente e, geralmente, apresentam flores e frutos deformados. Esses sintomas podem ser manifestados rapidamente, indicando que um número reduzido de ácaros é suficiente para provocar prejuízos econômicos, aponta Madelaine Venzon.
Por não existirem acaricidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para controle do ácaro branco em pimenta, a maioria dos produtores utiliza acaricidas sintéticos, indicados para outras culturas. O controle biológico de pragas, onde são utilizados organismos vivos, é uma estratégia alternativa ao controle químico, sem inconvenientes. “Além dos problemas associados ao uso exclusivo e abusivo do controle químico, tais como intoxicações, contaminação ambiental, presença de resíduos nos frutos, essa forma de controle não tem sido eficiente para combater o ácaro branco em pimenta”, revela a pesquisadora.