A pesquisa da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) desenvolveu uma película protetora que atua como barreira física contra a perda de umidade do coco verde fazendo com que o aspecto de recém-colhido do fruto seja mantido por até quarenta dias. “A conservação do fruto amplia as oportunidades de comercialização no Brasil e no exterior. Na Europa, o coco verde chega a custar oito euros a unidade”, explica o pesquisador Antônio Gomes Soares, da Embrapa. Esta tecnologia, com apenas algumas pequenas adaptações, poderá ser aplicada na preservação de outras frutas como melão, goiaba e manga.
A parceria entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFRRJ (Ineagro) quer incentivar a criação e o desenvolvimento de agroindústrias de alimentos por meio de incubação de empresas que utilizem tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. A Embrapa detém a tecnologia e a Ineagro apoia a consolidação da empresa dos empreendedores interessados em desenvolver um negócio.
Os empreendedores ou empresas que desejarem participar do programa poderão se candidatar ao processo de seleção para a primeira etapa chamada de pré-incubação. Nesta, o interessado selecionado terá acesso às informações necessárias para elaboração de um plano de negócios com a orientação dos técnicos e pesquisadores da Embrapa e da Ineagro. Podem participar os interessados de todos os estados pois a incubação a distância é um processo dominado pela INEAGRO.
Mais informações no site do projeto: www.ctaa.embrapa.br/projetos/incubacao/index.htm.