A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) fechou o primeiro semestre de 2011 com alta de 2,7% no volume de produtos comercializados, em comparação com o mesmo período do ano passado. As 12 centrais atacadistas administradas pela Companhia movimentaram 2,2 milhões de toneladas de frutas, verduras, legumes, diversos (batata, cebola, amendoim, coco seco e ovos) e pescados.
Somente no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), principal unidade na rede, foram negociados pouco mais de 1,8 milhão de toneladas de produtos frescos, 0,4% a mais que o computado em 2010. Considerado a maior central de abastecimento da América Latina, o ETSP mais uma vez foi o recordista de comercialização, com participação de 79,3% do acumulado em tonelada e 81,5% em volume financeiro. No acumulado em volume de tonelada do primeiro semestre, laranja (9,7%), tomate (9,5%) e batata (7,8%) seguem no topo da lista dos produtos campeões de vendas.
As 11 unidades localizadas no interior paulista registraram crescimento de 12,5% no volume de comercialização, superando as 474 mil toneladas, com destaque para Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto, que juntas negociaram 266 mil toneladas.
CEAGESP abastece mais de 60% da Grande São Paulo
A CEAGESP, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo foi criada em 31 de maio de 1969, a partir da fusão de duas companhias mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo: o CEASA (Centro Estadual de Abastecimento) e a CAGESP (Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo). Desde 1997, a empresa está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Atualmente, a CEAGESP administra uma rede de 34 unidades armazenadoras (19 ativas) e 12 entrepostos atacadistas, que asseguram o abastecimento de mais de 60% da Grande São Paulo, além de grande parte do Estado de São Paulo e outras cidades do País.