A Pesagro-Rio dá mais um passo para o domínio da tecnologia de produção de embriões in vitro de bovinos de leite.
Nasceram entre os dias 21 e 24 de junho passado, as três primeiras bezerras desenvolvidas a partir de embriões produzidos integralmente no Laboratório de Reprodução Animal do Campo Experimental Santa Mônica, em Valença-RJ, mais um fruto da parceria entre a Pesagro-Rio e a Embrapa Gado de Leite. O resultado foi comemorado pelo presidente da Pesagro, Sílvio Galvão, que destacou a parceria estratégica, a dedicação e o profissionalismo das equipes e dos pesquisadores responsáveis pelo trabalho.
De acordo com a pesquisadora Raquel Varella Serapião, da Pesagro-Rio, os embriões foram produzidos a partir de óvulos coletados de vacas doadoras de alto valor genético da raça Gir e fecundados com sêmen de touro Holandês, sendo então transferidos para vacas receptoras (barrigas de aluguel) do rebanho do Campo Experimental, sendo todas as etapas executadas pela equipe da empresa.
A técnica vem sendo utilizada para a produção de matrizes que resultem em animais de alta qualidade genética, permitindo a melhoria do rebanho fluminense e o aumento da produtividade do leite, informou o pesquisador da Pesagro Agostino Jorge dos Reis Camargo, que integra a equipe do projeto.