Nas formas “chips” e batata palha, cultivar conquista espaço no mercado industrial
O mercado de batatas ganhou uma nova cultivar para processamento. A Embrapa Clima Temperado lançou a cultivar BRSIPR Bel destinada às indústrias, principalmente, para a elaboração das formas “chips” e de batata palha.
Cultivar Bel
Segundo o pesquisador Arione Pereira, a Bel é uma cultivar de ciclo médio, com potencial produtivo elevado e com alta percentagem de tubérculos comerciais. Entre vantagens e cuidados, essa batata exige especialmente um manejo pós-colheita (beneficiamento e armazenamento), sendo bem feita a amontoa, já que é suscetível ao esverdeamento. Durante a comercialização, deve ser minimizada sua exposição à luz. A cultivar foi testada e selecionada com base na aparência e rendimento dos tubérculos e qualidade de fritura. “Mesmo com o lançamento, os testes de validação da cultivar continuam em diferentes regiões do país e, até o final do ano, deve acontecer um evento para o lançamento regional”, explica o pesquisador.
A BRSIPR Bel foi desenvolvida na cooperação entre o Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, envolvendo a Clima Temperado, Produtos e Mercados (Canoinhas/SC), Hortaliças (Brasília/DF) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).