Duas novas variedades de aveia branca: a forrageira IPR Esmeralda e a cultivar IPR Afrodite, primeira variedade granífera destinada à produção de flocos, farinha e farelo, acabam de ser lançadas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
A aveia integra o grupo dos alimentos funcionais. Seus grãos são ricos em proteínas e fibras necessárias à absorção de gorduras e toxinas do corpo humano. Além de fazer bem à saúde, a variedade IPR Afrodite tem uma vantagem fundamental para o produtor: a produtividade. Segundo o pesquisador Carlos Riede, enquanto a média de rendimento no Estado gira em torno 2.700 quilos por hectare, a nova cultivar chega a 4.800 quilos na mesma área.
Afrodite
“A IPR Afrodite pode ser uma opção de rotação de cultura também porque apresenta um sistema radicular bem desenvolvido e ótima quantidade de palha, que favorece o plantio direto da cultura de verão seguinte”, explica Riede.
O pesquisador acrescenta que a nova variedade tem boa resistência a nematoides, manchas foliares e ferrugem. Outros benefícios agronômicos da planta são a tolerância ao alumínio tóxico e a resistência ao acamamento. IPR Afrodite é indicada para plantio no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Forrageira
Já a cultivar IPR Esmeralda foi desenvolvida para uso na alimentação animal e também no manejo da cobertura de solo, plantio direto, rotação de culturas e controle de plantas daninhas na propriedade.
Suas principais características são a alta produção de matéria seca, grande capacidade de perfilhamento e rebrote e bom rendimento de sementes, além do ciclo precoce. Também é indicada para cultivo nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.