Captar e armazenar em cisternas a água de chuva pode ser uma ótima alternativa para diminuir os problemas causados por estiagens severas na criação de animais.
O armazenamento de água da chuva em cisternas é utilizado no Brasil há muito tempo, mas, em virtude das mudanças climáticas, das estiagens mais severas em períodos não convencionais, esta prática vem aumentando consideravelmente.
Suinocultura e Avicultura
Em Santa Catarina, onde predomina a suinocultura e a avicultura, para facilitar o trabalho dos produtores interessados em instalar cisternas em suas propriedades, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia) publicou um trabalho intitulado “Aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves”.
O documento dá dicas importantes de trabalhos realizados a campo e mostra sugestões que podem orientar produtores ou técnicos no dimensionamento e construção de cisternas oferecendo aos animais água de qualidade.
Modelos
Os modelos variam, principalmente, conforme a demanda de água na propriedade. As cisternas exigem os mesmos cuidados das caixas d’água quanto ao material e limpeza. É importante também que as primeiras águas coletadas da chuva sejam descartadas, já que elas arrastam as impurezas existentes nos telhados e nos encanamentos.
Além de combater a escassez de água em períodos de estiagem ou de maior demanda, principalmente em regiões de produção intensiva de suínos e aves, há outras vantagens no aproveitamento da água da chuva.
Consumo e gasto com água
Com essa medida, reduz-se o consumo e o gasto com água potável na propriedade, evita-se o uso de água potável na lavagem de pisos na suinocultura e na avicultura, utiliza-se estruturas já existentes, como os telhados e as coberturas, além de ser um recurso gratuito.
Produtores interessados em baixar gratuitamente o documento preparado pela Embrapa Suínos e Aves sobre o assunto, podem acessar o site www.cnpsa.embrapa.br.