Novo equipamento produz suco de uva integral sem adição de água
Produzir suco de uva integral em pequenos volumes, sem agregação de água. Esta é a proposta do Suquificador Integral, novo equipamento criado pela Embrapa Uva e Vinho (RS), em parceria com a empresa Monofrio. Ele foi pensado e projetado para ser de fácil uso, além de, principalmente, atender a mais de 50 mil pequenos agricultores no País.
Atualmente, estes profissionais são responsáveis pela produção de aproximadamente oito milhões de sucos de uva, entre outras frutas, usando o método da panela extratora por arraste de vapor. No caso desta técnica, diferentemente do Suquidificador Integral, há a necessidade de adicionar água ao suco, o que, segundo a estatal, altera sua composição e classificação — no caso, para néctar.
De acordo com o pesquisador Celito Guerra, da Embrapa Uva e Vinho, o foco do desenvolvimento da nova tecnologia, que durou quase três anos, foi agregar valor à produção de suco de uva integral, oferecendo uma alternativa para os pequenos produtores, em sua grande maioria concentrados no Estado de Rio Grande do Sul. “Nossa maior preocupação era desenvolver um equipamento fácil de ser operado e que produzisse um suco de qualidade superior. E tivemos sucesso”, diz o especialista.
Cor mais intensa
As análises feitas com vários tipos de uvas nas safras dos anos de 2014, 2015 e 2016 atestam que o suquificador produz um suco de uva integral de cor mais intensa, menos turvo, de melhor aroma e sabor, quando comparado ao líquido produzido com as mesmas uvas, pelo método da panela extratora por arraste de vapor.
Alegria das vinícolas
“O suco de uva integral tem sido a alegria das vinícolas, por representar uma importante parcela de sustentação das vendas. É o produto vinícola com o maior crescimento nos últimos anos”, informa Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores.
Segundo ele, enquanto o suco integral natural de uva pode ser vendido a 15 reais o litro, o néctar é comercializado por menos da metade desta quantia, chegando em geral a quatro reais o litro. Por isto, Dani avalia que “o suquificador irá auxiliar os pequenos produtores a garantir a elaboração de um produto com maior valor agregado”.
O Suquificador Integral, embora tenha sido para a produção de suco integral de uva, já foi testado com sucesso para a elaboração de suco de outras frutas, como framboesa, morango, amora e mirtilo, respeitadas as especificidades de cada matéria-prima.