Nova guia eletrônica do IMA trará mais rapidez na rastreabilidade de aves e suínos
Desde setembro os veterinários habilitados para emitir as Guias de Trânsito Animal (GTA’s) para o transporte de aves e suínos em Minas precisam utilizar o modelo eletrônico para este documento desenvolvido e disponibilizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no software do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). Até então era utilizado um modelo impresso que era adquirido nos escritórios do Instituto.
O e-GTA está integrado à Base de Dados Única do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e trará como vantagens a rapidez na rastreabilidade do trânsito de aves e suínos no estado, além de proporcionar o controle mais seguro do saldo destes animais nas granjas. Isso porque as informações estarão disponíveis tanto para o IMA como para o Mapa assim que forem adicionadas no Sidagro pelos veterinários habilitados.
Dados populacionais
“Com o documento eletrônico, teremos acesso a dados populacionais como nascimento e mortalidade, o que nos permitirá também acompanhar os motivos para possíveis reduções dos planteis destes animais, informações que são importantes para a área de defesa sanitária”, explica o gerente de Defesa Animal do IMA, Bruno Rocha Melo.
A e-GTA poderá ser consultada e ter sua autenticidade atestada em tempo real. Produtores rurais e responsáveis técnicos para a emissão das guias deverão comparecer a um dos escritórios do IMA para atualizar os dados cadastrais pessoais, das propriedades e dos planteis.