A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apresentou, em dezembro de 2009, o Programa Abras de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina, iniciativa que visa contribuir para o aprimoramento das práticas da produção no setor, abordando aspectos ambientais, sociais e sanitários. “A proposta é atender o desejo do consumidor, que quer um produto que não tenha origem em áreas de desmatamento e que também não esteja comprometido com outras questões sociais ainda existentes no País. O brasileiro, que aprecia muito um bom churrasco, poderá ter a certeza de que a carne que compra nos supermercados é produzida com responsabilidade socioambiental”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
O Programa Abras é imparcial e independente e funcionará em caráter inclusivo e evolutivo. “Nosso objetivo é contribuir para que toda a cadeia possa evoluir de forma ampla e colaborativa na adoção de boas práticas de produção”, explica Honda. “O caráter evolutivo é importante nos vários aspectos do programa. Ele está sendo iniciado com a carne in natura para depois ser estendido aos processados e outros derivados. Sabemos que este Programa poderá passar por pequenos ajustes, em função dos resultados das auditorias-piloto, a serem realizadas. E também por sugestões de outros elos da cadeia produtiva e de entidades parceiras, como os ministérios”, disse o presidente da Abras.
Como premissas básicas do Programa Abras foram considerados a realidade do setor e os impactos econômicos, para não inviabilizar a sua implantação e nem mesmo gerar uma crise de abastecimento. O programa consiste na certificação das plantas frigoríficas e na qualificação gradativa das propriedades rurais, a partir de auditorias. Para tanto, foram elaborados critérios que deverão orientar todo o processo de qualificação, a ser realizado por empresas certificadoras habilitadas.
Para valorizar a atuação do setor produtivo na adoção de melhores práticas, a Abras irá divulgar o Programa, por meio da criação de peças de comunicação visual para os pontos-de-venda, e também com um selo, que deverá ser usado na própria embalagem da carne, para que este esforço seja reconhecido pelo consumidor. “O cliente está cada vez mais exigente. Este selo será fundamental no momento da sua decisão de compra”, afirmou Honda.
O Programa acontece com a adesão de redes de supermercados e de frigoríficos. Uma vez implementado, as redes de supermercado se comprometem a adquirir somente produtos de empresas participantes. Esta iniciativa surgiu como uma resposta positiva do setor às exigências da sociedade civil. Em junho de 2009, o setor supermercadista se uniu para procurar uma solução e, a partir de conversas com frigoríficos, surgiu a proposta de construir um programa que pudesse trazer uma resposta rápida e efetiva ao consumidor. “Fizemos um esforço muito grande e sabemos que ainda há muito a ser feito em toda a cadeia. Estou certo de que, trabalhando de forma colaborativa, construiremos uma boa solução para toda a cadeia produtiva e, principalmente, para o consumidor”, concluiu Sussumu Honda.