Iniciativa visa ampliar acesso à informação com foco no cumprimento das exigências legais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) (Foto: Danilo Lysei/CLB)
A Já Entendi AGRO, startup da Rede SNASH (SNA Startup Hub), firmou um acordo de cooperação técnica tripartite (ACT), na última quinta-feira (07), com a CropLife Brasil e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) para qualificar agricultores e aplicadores de defensivos agrícolas, por meio do curso Aplicador Legal.
A iniciativa pretende ampliar o acesso à informação, bem como promover o uso adequado e seguro de novas tecnologias por meio de capacitações com foco no cumprimento das exigências legais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), pelas quais aplicadores de defensivos estejam devidamente habilitados seguindo as boas práticas agrícolas.
Atividades impulsionadas
Pelo acordo, dois programas terão suas atividades impulsionadas mutuamente: o AgroPlus, programa de assistência técnica da ABIOVE, e o programa de Boas Práticas da CropLife Brasil. A Já Entendi AGRO fica responsável pela metodologia de ensino, trazendo sua experiência em desenvolvimento de videoaulas dinâmicas e práticas, além de tecnologias como a sua plataforma de monitoramento de impacto da educação.
Para Maurício Ribeiro, co-founder da Já Entendi Agro, a empresa que representa enxerga a tripartite com a ABIOVE e a CropLife como algo de grande potencial para os desafios de educação no agro. “Assim como desafios de logística, o ato de levar educação para dentro da porteira é uma agenda que só será transformadora se vista como uma pauta pré-competitiva. Com a metodologia Já Entendi e tecnologias que permitem atingir produtores e trabalhadores com qualquer nível de escolaridade, apoiaremos as associadas na transferência de conhecimento para a base da pirâmide do agronegócio de forma eficiente e escalável”.
Aumento na escala de atendimento
A partir desta iniciativa, as empresas aguardam um aumento na escala de atendimento do programa Aplicador Legal, formando milhares de agricultores na aplicação de defensivos agrícolas, reduzindo riscos legais e ambientais para pequenos e médios produtores, assim como gerar dados educacionais integráveis a políticas públicas e rastreabilidade ESG, criando um banco de talentos para empregabilidade e inserção em cadeias produtivas.

(Esq.) Rogério Duarte (CTO e Co-fundador da Já Entendi AGRO), Gladys Mariotto (CEO e Co-fundadora da Já Entendi AGRO), Maurício Ribeiro (Co-founder Jda á Entendi AGRO) e Leonardo Alvarenga (CEO do SNASH) – Foto: Danilo Lysei/CLB
SNASH
Leonardo Alvarenga, vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e CEO do SNASH, reforçou que a Já Entendi AGRO foi uma das primeiras investidas da SNA. “Quando colocamos em prática nossa estratégia de alavancar empreendedores alinhados com os valores que a SNA defende há 128 anos. A startup tem a nobre missão de levar educação e inovação ao campo, atuando decisivamente na capacitação de milhares de produtores rurais. Estamos muito orgulhosos da enorme conquista que essa tripartite representa para o agronegócio brasileiro”.
Cumprimento da legislação socioambiental
Em sua fala, Bernardo Pires, diretor de Sustentabilidade da ABIOVE, presente no evento, afirmou que a cooperação consolida um importante acordo privado no Brasil para aprimoramento da assistência técnica e orientação para o cumprimento da legislação socioambiental vigente aplicada aos imóveis rurais. “Os parceiros e produtores que participam do programa contribuirão significativamente na melhoria da sustentabilidade e eficiência produtiva do agronegócio brasileiro”.
“A CropLife Brasil tem um grande comprometimento com o fomento às boas práticas agrícolas. Este ano estamos trabalhando fortemente este tema e a assinatura deste acordo fortalece ainda mais os esforços em nossa Campanha de Boas Práticas Agrícolas. Nosso intuito é chegar na ponta, no agricultor, e auxiliar na sua formação, garantindo êxito nas práticas agrícolas e colheitas mais produtivas e sustentáveis, conforme as normas oficiais e exigências dos consumidores”, finalizou Eduardo Leão, presidente da CLB.