Evento serviu como palco para apresentar as oportunidades que um dos mais importantes encontros de inovação da América Latina (Foto: SNASH/Divulgação)
O SNASH, hub de inovação da Sociedade Nacional de Agricultura, reuniu empreendedores e especialistas em um encontro preparatório para o South Summit Brazil 2025, que acontecerá entre 9 e 11 de abril em Porto Alegre.
O evento serviu como palco para apresentar as oportunidades que um dos mais importantes encontros de inovação da América Latina oferece às startups do agronegócio, além de destacar as novas iniciativas do hub para este ano.
Fabricio de Martino, embaixador do South Summit, enfatizou o caráter global do evento.
“Mais de 60% do público vem de outras cidades, o que demonstra a relevância nacional e internacional desta plataforma”.
Ele contou sobre os espaços dedicados às startups, onde soluções aparentemente simples podem esconder inovações transformadoras para o setor agrícola. Entre as mais de 2000 startups inscritas, apenas 50 chegaram como finalistas, incluindo a umgrauemeio que integra o SNASH.
Antonio Leblanc, CTO da empresa, compartilhou alguns dados durante o evento de preparação ao South Summit.
“Operamos 140 torres de monitoramento espalhadas por todo o país, com atuação destacada no Pantanal e parcerias importantes no setor sucroenergético”.
Leblanc alertou para o impacto ambiental dos incêndios, responsáveis por 5% a 10% das emissões globais de CO₂, destacando como a tecnologia da startup vem contribuindo para mitigar este problema.
O evento também destacou o papel ativo das Cariocas Startups na mobilização do ecossistema local. Evelyn Castilho, líder da organização, comemorou a conquista de 50 ingressos gratuitos para startups do Rio participarem do South Summit.
“Esta é uma oportunidade única para mostrar a força e a qualidade dos empreendedores cariocas em um palco internacional”, afirmou Castilho, ressaltando o esforço coletivo para garantir essa participação.
LEIA MAIS
Tecnologia de ponta para monitoramento e prevenção de incêndios
Novidades do SNASH
Leonardo Alvarenga, CEO do SNASH, detalhou as novidades que o hub está preparando para impulsionar ainda mais o ecossistema de inovação do agro.
Um exemolo é o Agripool, uma iniciativa estratégica em parceria com o WBGI, reunindo investidores interessados em financiar soluções inovadoras para o campo.
“Trata-se de um pool de investidores formado por produtores rurais, empresas do setor e entusiastas do agro que desejam investir em soluções inovadoras enquanto validam tecnologias aplicáveis aos seus próprios negócios”, detalhou Alvarenga.
Na prática, os investidores participantes terão acesso privilegiado às startups em fase de desenvolvimento, poderão testar as soluções em suas operações e, se identificarem potencial, investir nos negócios mais promissores.
“É uma oportunidade única onde todos ganham: as startups recebem investimento e validação no campo, enquanto os investidores têm acesso antecipado a tecnologias que podem revolucionar suas operações”, complementou o executivo.
“Estamos lançando também uma plataforma digital para fortalecer as conexões dentro do nosso ecossistema”, anunciou Alvarenga, destacando ainda a expansão física do SNASH para novos estados, incluindo Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Redação A Lavoura