Há pouco mais de um ano, reforçando sua preocupação em ter um produto que seja ecologicamente correto, a Orfeu Cafés Especiais mantém um café de categoria Especial em cápsulas biodegradáveis. Feitas de um exclusivo bioplástico compostável, elas podem se tornar adubo orgânico, em até quatro meses, se forem destinadas ao tratamento adequado de lixo também orgânico.
Resultado de um ano de investimentos e intensas pesquisas, esse produto é o primeiro no Brasil a receber o Rótulo Ecológico ABNT – único programa de rotulagem ambiental brasileiro aprovado pelo Global Ecolabelling Network (GEN), que garante que o produto certificado é a melhor opção para o meio ambiente, em comparação a produtos similares da mesma categoria.
Na categoria Cápsulas de Café, o selo exige que o material da cápsula seja biodegradável e compostável, além de diversos critérios que envolvem responsabilidade socioambiental no processo produtivo, desde a plantação, até a embalagem.
“Após muita pesquisa e dedicação, estamos muito satisfeitos em dizer que as cápsulas de café Orfeu, compatíveis com as máquinas Nespresso®, são biodegradáveis e compostáveis. Conseguimos dar um grande passo para tornar sustentável o consumo e descarte de cápsulas de café de uma forma mais prática, viável e efetiva para os clientes”, conta Amanda Capucho, diretora geral de Orfeu Cafés Especiais.
Nutriente para a natureza
A cápsula biodegradável e compostável de Orfeu, quando destinada ao tratamento de lixo orgânico, tem um ciclo de até quatro meses para se degradar completamente e se transformar em adubo, um nutriente para a natureza.
A cápsula de Orfeu possui todas as certificações necessárias pela norma EN-13432, representadas pelos selos “OK Compost” e “OK Biobased”. Ela é feita a partir de fontes renováveis e sua composição é livre de alumínio, livre de Bisfenol A (BPA Free) e de transgênicos (GMO Free).
“Essa iniciativa é um dos diversos passos que damos diariamente para firmar um compromisso que nasceu conosco: cuidar bem do café, das pessoas e de nossa terra. Sabemos que esse zelo resulta diretamente na qualidade de cada xícara de Orfeu”, comenta Amanda.
Para garantir a qualidade e frescor do café, as cápsulas de Orfeu vêm em embalagens plásticas preenchidas com gás nitrogênio. Esse material é reciclável e, portanto, deve ser descartado no lixo de recicláveis.
Premiado pelo mundo
Orfeu é o café brasileiro mais premiado em todo o mundo. Certificado na categoria de Cafés Especiais – a mais alta classificação dos cafés –, a marca carrega em sua história a conquista de ser o café brasileiro mais premiado no Cup of Excellence, o maior e mais prestigiado concurso internacional de excelência em cafés, além de diversos prêmios –como Coffee of the Year – e o bicampeonato no Aroma BSCA 2017 e 2018.
De acordo com a empresa, para isso, os blends são compostos pelos melhores grãos de cada colheita e passam por um rigoroso processo de seleção e torra, fazendo com que a qualidade seja percebida imediatamente no aroma e no paladar.
Orfeu é cultivado nas altas montanhas do Sul de Minas e Mogiana, à sombra de um Jequitibá de 1,5 mil anos nas Fazendas Sertãozinho, por profissionais apaixonados que vivem o café todos os dias. Usando alta tecnologia, tudo é feito com as mãos e todo o cuidado para o consumidor.
Ele é plantado, colhido, torrado, embalado e entregue pelas Fazendas Sertãozinho, o que mantém seu frescor até o momento de ser degustado. A marca apresenta cinco blends na linha permanente: Intenso, Clássico, Suave, Descafeinado e Orgânico.
Também está disponível nas versões grãos, torrado e moído e cápsulas biodegradáveis compatíveis com as máquinas Nespresso. Para mais informações, acesse cafeorfeu.com.br!