Evento realizado em Florianópolis é considerado uma vitrine das inovações desenvolvidas para o agronegócio (Foto: Divulgação ACATE)
Promovido pela Vertical AgTech, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e com o apoio do SNASH – hub de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura –, o AgTech Day 2024 contou com a participação de empresas com o propósito de conectar o campo às tecnologias do futuro através da exposição de produtos, serviços e pesquisas que visam impulsionar a produtividade do agro.
Durante o evento, as soluções selecionadas foram apresentadas a uma banca composta por especialistas do mercado e da academia, responsáveis por julgar e definir os vencedores da premiação do AgTech Day nas categorias “Dentro da Porteira”, “Fora da Porteira” e “ICTs”.
A programação do evento ainda contou com ampla divulgação de conteúdos e oportunidades, como um painel voltado às tendências de mercado, que trouxe à tona os obstáculos para a implementação da Inteligência Artificial (IA) no agro e, outro, sobre os desafios encontrados em campo no Estado de Santa Catarina, proporcionando ao público novas ideias sobre como é possível solucionar as necessidades dos produtores rurais.
Startups premiadas
Na categoria “Dentro da Porteira”, quem levou a premiação foi a Raquete digital IOT, da empresa Vaca Roxa, um equipamento que faz a identificação de mastite em vacas antes da ordenha. O diagnóstico disponibiliza análise de testes para auxiliar veterinários e o lacticínio no controle da enfermidade.
De acordo com o CEO da startup, Roberto Carlos Valicheski, a premiação conquistada na edição 2024 do Agtech Day, literalmente, abriu as porteiras para a empresa. “Depois disso, a Vaca Roxa ficou classificada no CNA Hub entre as seis empresas para apresentar nossas soluções em Brasília. Também somos a única empresa do Brasil selecionada pela Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII), para demonstrarmos nossa tecnologia no Uruguai”, destaca Valicheski.
Já na categoria “Fora da Porteira”, a vencedora foi a empresa Wier. A startup desenvolve tecnologias de plasma frio e ozônio para aumentar a produtividade de plantações sem ter que plantar mais e, consequentemente, diminuindo o uso de agroquímicos.
“Pelo tratamento de água de baixo custo e alto poder sanitizante com plasma frio e ozônio, impedimos a contaminação das plantações pela água da irrigação. Com isso, diminuímos as perdas, aumentando assim, produtividade e faturamento”, destaca o fundador e CEO da empresa, Bruno Mena Cadorin
Segundo ele, a primeira colocação no Agtech Day, evento que reuniu grandes agentes do agro nacional, como Embrapa e Epagri, por exemplo, mostra a relevância das soluções da Wier para o desenvolvimento das atividades no segmento de higienização e descontaminação das FFLVs
Por fim, na categoria “ICTs”, a premiada foi a Pollis (Pollen Intelligence Solutions) que, por meio de um modelo de Inteligência Artificial, criou um sistema de identificação polínica inovador, permitindo a análise e certificação de méis e outros produtos apícolas, agregando valor e informações acerca da flora que compõe os produtos.
Para o CEO da Pollis, Vitor Luiz Girardi, a premiação na edição 2024 do Agtech Day só reforça a importância da representatividade do setor de apicultura e meliponicultura. “Sabe-se que os criadores de abelhas exercem papel fundamental na manutenção da biodiversidade e no fomento ao serviço ecossistêmico de polinização. Nada mais justo do que estarmos promovendo ações que auxiliem os mesmos, tanto em relação ao manejo quanto para a agregação de valor ao produto e, consequentemente, fortalecimento econômico”, relata.
Na avaliação do fundador da Pollis, o evento permitiu agregar conhecimentos por meio do network, considerado por ele uma estratégia importante para o estabelecimento de novas parcerias.
Já em relação às expectativas para o futuro da empresa, Girardi avalia como bastante promissoras, uma vez que há interesse de produtores, associações e outras universidades em estabelecer parcerias. “A perspectiva é de tornar a startup uma referência no setor, realizando serviços aos interessados e concomitantemente pesquisas que objetivem agregar conhecimento e inovação em nosso trabalho”, finaliza o CEO.