Cultivar plantas em casa traz benefícios para a saúde emocional e mental
A plantoterapia pode não ser uma terapia, mas é terapêutico e, como o próprio nome já sugere, é um exemplo de ações diárias ou hobbies capazes de proporcionar bem-estar e impactos positivos na saúde. A prática consiste em cultivar plantas em casa e, entre seus benefícios, estão o estímulo da criatividade, a melhora da coordenação motora e o efeito motivador e relaxante.
O contato físico e o foco necessário nos cuidados demonstram o potencial que essa prática proporciona no rompimento de tensões. Seja em canteiros ou vasos, flores, ervas ou hortaliças, estar rodeado de plantas no dia a dia não é sinônimo somente de um lar mais bonito. É bem mais que isso.
Levantamento feito por pesquisadores ingleses entre 1990 e 2019 concluiu que desfrutar do verde durante a rotina diária tem um efeito mental restaurador, o que reduz a exposição a quadros de estresse, ansiedade e depressão.
Diversos experimentos e testes neurológicos realizados indicam que, durante essa atividade, a frequência de ondas neurais costuma diminuir, favorecendo a calma e a concentração. Além disso, análises de sangue e urina mostraram redução no nível de cortisol – o hormônio do estresse – e na pressão arterial.
Benesses
Sabendo de todos esses benefícios, é fácil compreender o porquê a jardinagem dentro dos lares teve um “boom” durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de plantas cresceu 10% em 2020 e 15% em 2021.
Essa biofilia, ou seja, o desejo humano nativo de buscar conexões com a natureza, foi intensificada de forma relativamente recente, mas há tempos vem firmando raízes nos lares de milhares de pessoas no país – o que se deve, principalmente, à melhoria na qualidade das espécies, à diversidade de opções e às novidades que continuam chegando ao mercado.
Para aumentar ainda mais essa sinergia, o gerente comercial da linha Topseed Garden da Agristar, Matheus Scarpat, acredita que é preciso quebrar o paradigma de que para se plantar é preciso de grandes espaços. Com este objetivo, a empresa está promovendo a terceira edição da Campanha Plantoterapia, com o mote Da tela para a terra “A ideia é mostrar que até em um apartamento é possível ter sua horta, com diferentes alimentos, temperos frescos e flores”, garante o executivo.