Startup propõe um jeito diferente e ambientalmente correto de transportar o que for preciso de uma casa para outra
Conquistar o mercado com uma proposta descomplicada, sem stress e sustentável entregando uma excelente experiência para o cliente. Esse é um dos objetivos da Nezti, primeira plataforma de mudança sustentável do Brasil. “Queremos ser a maior empresa de mudança sem possuir nenhum caminhão como ativo”, destaca o engenheiro químico e CEO da empresa, Valteir Ferreira de Paula Junior.
A ideia de criar a starturp, segundo ele, surgiu juntamente com mais três sócios, que ainda trabalhavam em regime de CLT e buscavam um nicho para empreender. “Analisávamos o mercado tentando encontrar uma verdadeira dor, ou algo que precisasse realmente de uma empresa inovando o processo, mas ainda sem ideias sobre o que fazer”, relata o engenheiro.
Ele conta que, na ocasião, um dos sócios precisou mudar de residência e teve uma experiência péssima. “A cotação foi super demorada (ter que descrever todos os itens da casa, um por um, é bem ruim), o atendimento da empresa foi horrível e, no dia da mudança, ele teve diversos itens quebrados e avariados com muito lixo gerado no final”, comenta.
Para completar, de acordo com o executivo, ele ainda precisava limpar e pintar o apartamento, e teve que contratar mais duas empresas para isso. “Nesse momento, nos juntamos para conversar e ali estava clara uma grande dor do mercado”, lembra. A empresa faz parte do SNA Startup Hub (SNASH), novo hub de agtechs e edutechs criado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que reúne startups com foco em soluções para o agronegócio (https://snash.com.br/)
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A virada
Com as atividades a todo vapor, os números da Nezti já impressionam. Ao longo de 3 anos de operação, já foram realizadas mais de 1500 mudanças. Recentemente, a empresa atingiu a marca de 70 mudanças por mês na capital paulista e Grande São Paulo.
“Nosso objetivo é conquistar o mercado com uma mudança descomplicada, sem stress e sustentável, entregando uma excelente experiência para o cliente. Com o modelo de intermediação (conectamos pessoas que querem se mudar com os mais avaliados transportadores do mercado) queremos transformar a vida de muitos transportadores que utilizam a mudança como principal fonte de renda”, destaca o CEO
Impactos sociais
O executivo informa que os processos aplicados pela empresa têm gerado mudanças significativas no segmento. Segundo ele, são utilizadas caixas plásticas retornáveis e, caso seja necessário utilizar caixas de papelão, por baixa de estoque das caixas plásticas, as mesmas são reutilizadas de 1º uso da indústria. “Além disso, utilizamos plástico bolha biodegradável, que se degrada em até 3 anos em contato com o solo, enquanto o plástico tradicional leva 450 anos”, compara.
Outro ponto destacado pelo executivo é que, através de uma parceria com o Projeto Plantar, para cada mudança vendida, a Nezti planta uma muda de árvore na Serra da Mantiqueira para compensar parte do carbono gerado nas mudanças.
“Queremos impactar a vida do transportador. Assim que o mesmo é aprovado e inserido na plataforma, é convidado para ir até a casa Nezti, onde recebe uma mentoria sobre atendimento ao cliente e o uso dos nossos materiais. Após isso, oferecemos, no mínimo, três mudanças semanais para que ele faça pela empresa”, informa.
Segmentação de mercado
Valteir Junior diz que o core business é a mudança residencial e empresarial. “Este é o modelo B2C, ou seja, focamos no atendimento e venda diretamente ao cliente final, mas também realizamos diversas parcerias com imobiliárias, incorporadoras, construtoras, personal organizers, etc.”, explica.
Ele conta que há cerca de um ano e meio, com o aumento da quantidade de transportadores cadastrados na plataforma, a empresa começou a realizar fretes de coletas e entregas para pequenas e médias empresas que necessitam de um serviço customizado e de qualidade. “É o B2B. Hoje, temos dezenas de empresas como clientes e focamos na qualidade dos fretes e na personalização do serviço.”
Mudança consciente
O CEO avalia que o mercado de mudanças é, além de informal, carente de empresas que se preocupam com a sustentabilidade e logística reversa dos materiais.
“É comum uma pessoa comprar uma caminhonete ou um caminhão pequeno e iniciar no ramo de mudanças e fretes sem formalizar (abrir um CNPJ), e isso traz também a necessidade de reduzir custos para ser competitivo. Com isso, pensar em materiais biodegradáveis e retornáveis está fora do jogo”, observa.
Porem, ele afirma que a entrada da Nezti no mercado levou diversas empresas maiores a se movimentaram para utilizar as caixas plásticas nas suas operações, o que tem contribuído com o desenvolvimento sustentável da atividade.
“Pretendemos ampliar as operações da Nezti para todo o Brasil a partir de 2024. Com o aumento das operações mensais e usando o marketing para venda e consequentemente conscientização, devemos criar uma onda de mudanças nas empresas tradicionais sobre a utilização e o descarte de plástico e papel”, arremata o CEO.
Conheça o SNASH – SNA Startup Hub