A precisão na agricultura também passa pela maior extatidão na previsão do tempo, e vem ajudando produtores a reduizir custos na lavoura
Os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global estão confrontando os agricultores do mundo todo com padrões climáticos menos previsíveis, mais dinâmicos e destrutivos do que nunca.
No entanto, com uma nova abordagem orientada pela tecnologia chamada “agricultura de precisão”, que combina os mais recentes avanços tecnológicos em robótica, drones, aprendizado de máquina e ciência das colheitas, os agricultores modernos estão desenvolvendo as habilidades e o know-how necessários para continuar prosperando em praticamente qualquer ambiente.
Uma área específica que está se tornando um elemento básico dessa nova escola de agricultura é a previsão do tempo altamente precisa, como explica Alex Ganshin, CEO da Meteum – uma plataforma de previsão de tempo e clima baseada em Inteligência Artificial (IA) que fornece previsões hiperlocais para uso pessoal e profissional.
Ganshin elencou cinco fatos sobre este setor inovador e de rápida evolução.
1- A previsão se tornou altamente sofisticada, com precisão incomparável
“Já se foram os dias dos barômetros e relógios solares. Por meio de um ajuste entre aplicações com tecnologias inovadoras e sistemas globais, as plataformas de previsão de hoje em dia podem oferecer uma precisão inigualável”, explica o CEO.
A Meteum, por exemplo, usa um core de aprendizado de máquina para reunir e processar grandes quantidades de dados, inclusive condições atmosféricas da terra e do mar, padrões climáticos históricos, imagens de satélite e leituras de outras redes meteorológicas.
Dessa maneira, é possível obter previsões de temperatura com 90% de precisão e margem de erro de 2°.
2- Há quatro tipos principais de previsão disponíveis
Segundo Ganshin, a previsão moderna envolve a coleta, o processamento e a visualização de uma grande quantidade de dados. Por isso, é frequentemente categorizada em quatro tipos de prazos com aplicações diferentes. São eles:
Previsão de agora – a mais imediata de todas as previsões, a previsão de agora descreve com precisão um conjunto complexo de condições climáticas atuais – umidade relativa, radiação solar, condições do solo, precipitação de nuvens – no futuro imediato (normalmente, entre 0 e 3 horas), permitindo que os agricultores interpretem e reajam instantaneamente a diversas variáveis atmosféricas.
Curto alcance – essas previsões têm validade de 12 a 72 horas e dão aos agricultores a capacidade de alterar rapidamente as rotinas diárias; as previsões de curto alcance geralmente contêm o mesmo nível de complexidade às variantes da Previsão de agora.
Médio alcance – as previsões de médio alcance tendem a cobrir de três dias a duas semanas e são vitais para o planejamento, o desenvolvimento e o orçamento agrícola avançados.
Longo alcance – de semanas a meses, as previsões de longo alcance podem sinalizar grandes divergências em relação aos padrões regulares, embora geralmente cubram apenas variáveis atmosféricas essenciais, como precipitação e temperatura; os agricultores usam previsões de longo alcance para planejar quais variedades de culturas usar e quando e como organizar as colheitas e outros fundamentos.
3- A previsão do tempo também é usada para a aplicação de fertilizantes
“O agricultores podem usar a previsão do tempo para planejar melhor quando aplicar diferentes fertilizantes, usando dados sobre a qualidade do solo para descobrir quando ele não está nem muito seco nem muito úmido”, explica Ganshin.
Isso porque os fertilizantes diferem em sua composição química, sendo que alguns funcionam melhor com água e umidade, enquanto outros não.
Com informações meteorológicas para culturas específicas, os agricultores podem monitorar as condições favoráveis para aplicações específicas de fertilizantes, economizando tempo, dinheiro e evitando desperdício de colheitas.
4- O controle de pragas também depende de previsões
O CEO da Meteum conta que o controle de pragas é semelhante à fertilização, pois depende de condições climáticas específicas para maximizar a eficácia – ventos fortes ou chuva intensa podem impedir o assentamento e deixar as plantações do agricultor vulneráveis a novos ataques de pragas.
Por outro lado, ventos fortes e direcionais podem levar as pragas de um local diretamente para as plantações do agricultor.
“Até mesmo as terras agrícolas mais prósperas podem ser atingidas por uma invasão de pragas, que são capazes de atacar o crescimento das plantas, danificar gravemente as plantações e afetar severamente toda a colheita”, ressalta Ganshin.
Neste caso, a previsão do tempo pode fornecer orientações precisas sobre quando determinadas pragas podem representar um risco e, se elas causarem problemas, o momento certo para implementar um controle eficaz de pragas, economizando tempo, dinheiro e obtendo rendimento da safra.
5- Da limpeza à irrigação, quase todos os aspectos do trabalho agrícola são revolucionários pela previsão precisa
Segundo os especialistas em previsão do tempo da Meteum, um cliente brasileiro do setor agrícola cortou gastos em até 35% por meio de um ajuste na minimização do tempo de inatividade dos equipamentos, evitando erros na programação de trabalhadores sazonais e redução da perda de safra causada pela previsão precisa de anomalias climáticas como secas, inundações e ventos fortes.
“Isso também se aplica à energia renovável, vital para um futuro sustentável para a agricultura”, diz Ganshin.
“Seja energia eólica ou solar, a previsão do tempo pode fornecer aos agricultores percepções práticas que maximizam a eficiência energética e ajudam a impulsionar o setor de agricultura verde, sustentável e de precisão”, completa.
A previsão do tempo ajuda na otimização do tempo necessário para o trabalho e a manutenção de rotina, ajudando os agricultores a programar o melhor momento para trabalhar em cada campo.
Além disso, pode maximizar a eficiência do custo e das técnicas de trabalho intensivo, como a irrigação.
Fonte: Meteum