Rastreabilidade química e biológica também são diferenciais da plataforma
Atender à necessidade de monitoramento da produção agrícola de uma forma mais ágil e barata e, com isso, dar a possibilidade para que produtores rurais e a indústria pudessem gerar e tirar mais proveito das informações químicas e biológicas. Esta é a proposta da startup Søllytch, voltada para a aplicação de defensivos.
“A informação sobre agrotóxicos na produção permite estimar desperdícios e melhorar a eficiência das aplicações reduzindo custos. Além disso, esse monitoramento oferece um apoio ao produtor em ações de fiscalização e de possíveis sanções de programas de qualidade de redes de distribuição”, explica a bióloga Mônica Vianna.
Foi por conta dessa necessidade que ela criou a Søllytch, startup fundada em 2020. A empresa começou a captação de recursos públicos oferecidos pelo Programa Startup Rio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com o objetivo de oferecer um serviço de rastreabilidade e compliance para produtos agrícolas através de uma plataforma digital com o diferencial de incluir a rastreabilidade química e biológica da produção.
Segundo Mônica, a rastreabilidade diferenciada é feita através do uso de kits de análise que podem ser realizadas pelo próprio usuário (kits on farm) e enviadas para o suporte da empresa via whatsapp.
“Todos os resultados das análises são enviados para a plataforma de rastreabilidade, onde o usuário pode compartilhar com seus clientes e demais elos da cadeia”, informa. “A plataforma com a gestão dos dados analisados é auditável e pode ser consultada por terceiros autorizados pelos usuários”, acrescenta.
A plataforma
Segundo Mônica, além de enxutas e simples de usar, mesmo incluindo informações detalhadas sobre a produção, as plataformas permitem ao usuário incluir as dados sobre localização dos talhões, cultura, ocorrência de doenças, pulverizações, registro e dosagem de todos os insumos.
“É possível incluir documentos em anexo como análises de solo e certificações. Para os usuários que quiserem fazer o monitoramento químico ou biológico da plantação, fornecemos o kit de análise que chega à propriedade para que o próprio usuário possa realizá-las”, diz.
Conforme explica, as informações do teste do kit são enviadas pelo celular e o resultado final é validado pela Søllytch e enviado à conta do cliente na plataforma.
“As plataformas são independentes, mas podem ter as informações integradas. No momento do registro da colheita, o sistema gera um QR code que pode ser impresso ou enviado pelo usuário”, explica Mônica, acrescentando que todas as informações registradas nas plataformas podem gerar alertas imediatos de compliance ajudando o usuário a fazer correções e ajustes.
O registro das informações sobre a rastreabilidade química e biológica, com os dados sobre agrotóxicos ou outras substâncias químicas de interesse, assim como a atividade biológica relacionada a produção, se concentra em uma plataforma que pode ser auditada, se for de interesse do usuário. “A auditabilidade das informações da plataforma de rastreio é um diferencial”, relata Mônica.
Rastreabilidade
A sócia da empresa destaca que o registro de informações, atualmente, pode trazer benefícios econômicos a curto, médio e longo prazo, que muitas vezes não são ainda visualizados.
“O serviço de rastreio mostrou uma economia em torno de 15% de fertilizantes e permitiu a substituição (mais segura quanto à manutenção da eficiência agronômica) por insumos orgânicos”, informa. “O QR code da empresa permitiu valorização do produto comercializado acima de 30% pela transparência e detalhamento do rastreio.”
Outra vantagem, segundo a bióloga, é que a base científica dos serviços da empresa permite a contabilização de impactos positivos no mercado de carbono, por conta da redução e substituição de insumos e do monitoramento do manejo.
“Vale destacar isso porque é frequente que os usuários não saibam que o monitoramento de insumos agrícolas, dentre fertilizantes e agrotóxicos, pode ser contabilizados no mercado de carbono”, aponta.
Beneficiários
A bióloga informa que as plataformas e os kits da empresa são indicados para produtores de qualquer porte: pequenos, médios ou grandes, além de indústrias cuja matéria-prima seja um produto do agro.
“Um dos principais critérios no desenvolvimento dos produtos e serviços da Søllytch é a acessibilidade para produtores de todas as condições econômicas. Quando criamos uma empresa de tecnologia quisemos fazer dela (tecnologia) uma ferramenta de inclusão no campo e não de exclusão”, aponta Mônica.
Ela informa ainda que a empresa trabalha com um modelo de negócio baseado na demanda específica de cada cliente, com assinaturas personalizadas cobrindo as necessidades da dinâmica da produção. “Se o produtor busca a rastreabilidade autodeclarada sem o rastreio químico ou biológico, ele pagará apenas por isso. A rastreabilidade diferencial da empresa se baseia nas exigências do mercado, e no custo e valor da rotina produtiva para produtores e consumidores”, enfatiza.
A bióloga também lembra que os clientes que buscam por este diferencial possuem distribuidores exigentes que pedem garantias técnicas quanto a qualidade ou existe um interesse do próprio cliente em monitorar sua qualidade para explorar valor agregado e outros diferenciais de ESG e compliance ambiental. “Esse raciocínio deve ser buscado por toda a cadeia do agro, independente do porte”, conclui.