O evento, em sua 3ª edição, será realizado no Rio de Janeiro, na Casa França, e contará com programação diversificada
Um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos, o Rio Coffee Nation (RCN), em sua terceira edição, será realizado na Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de outubro de 2022. O objetivo é divulgar a cafeicultura do nosso país, que é líder na produção e exportação dos grãos, estimular a profissionalização e a cultura desse setor, apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar, unindo os elos da cadeia entre o campo, mercado, conhecimento e consumidor.
O maior evento de cafés especiais do Brasil foi criado pela executiva de marketing e comunicação, Martina Barth d’Avila, com a proposta de transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos cafés especiais.
Sustentabilidade
O Rio Coffee Nation 2022 tem um forte viés de sustentabilidade, assunto cada vez mais importante nos dias de hoje. O evento aplica todas as orientações nesse sentido: lixo zero e reciclagem; acesso por ingresso eletrônico ou app (sem uso de papel); plástico proibido (todos os utensílios, como copos, talheres, pratos, são feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis); reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório, e os estandes e balcões em pallets; energia da praça de alimentação fornecida por painéis solares, além do certificado de compensação de carbono por visitante.
Outro fato inédito é a reutilização das borras de café. Na ocasião, todos os resíduos dos grãos utilizados durante o encontro serão doados para a start-up brasileira Kalp Wear, que os transformarão em confortáveis calçados,biodegradáveis. A marca ainda criará uma edição limitada do tênis especialmente para a próxima edição do encontro, em 2023.
Presença da indústria
Está prevista a participação de cerca de 45 produtores de cafés especiais e orgânicos, de todas as regiões do Brasil, como Café Orfeu, Rituais da 3 Corações, Café Flô, Café Klem orgânico, Café Fazenda Florença, Brasil em Grãos, Madura Coffee, Cooperativa Cafésul, Café Pó de Mulheres, Matisse (cerveja com café), entre outros.
Além de degustações, os expositores mostrarão a importância da sustentabilidade e da presença feminina no setor, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração (soft, espresso, filtração..). Também serão apresentadas receitas ensinando os diversos modos de preparo dos grãos, desde harmonizações, molhos, drinks e sobremesas com café.
Presença internacional
Além disso, o Rio Coffee Nation também atravessará fronteiras, estando presente nos dias 10 a 12 de setembro em Paris, com uma parceira exclusiva no maior evento de Café na França, “Paris Coffee Show”, que há 35 anos atrai profissionais do segmento de café.
Organizado pelo Collectif Café, instituição que representa mais de 600 profissionais do segmento como torrefadores, cafeterias e compradores, o Brasil foi escolhido como o país homenageado, e ganhará um grande painel com uma foto do Rio de Janeiro bem na entrada do local. E por lá, com um estande de 36m², a marca terá o apoio de grandes empresas como Apex, CeCafe, Embaixada do Brasil na França, Bsca, Cerrado Mineiro, Sebrae e Riotur, promovendo os cafés especiais brasileiros.
O campeão da Competição de Melhor café torrado do Rio Coffee Nation de 2021, o café Iranita do Rio de Janeiro e o café Pó das Mulheres, uma divisão da cooperativa Cafésul que ajuda mulheres na cafeicultura, também marcarão presença no solo parisiense, levados pelo Rio Coffee Nation.
O café especial
De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100). São avaliados os seguintes atributos: fragrância/aroma; uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado); ausência de defeitos; doçura; sabor; acidez; corpo; finalização; harmonia; conceito final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador)
Atualmente, esse segmento representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida, segundo medições da BSCA. Isso porque o paladar dos consumidores está ficando mais exigente e o interesse em compreender melhor sobre qualidade aumentou.