Purple Gala é a primeira cultivar brasileira 100% vermelha
Uma maçã com casca 100% vermelha. Essa é a Purple Gala, novo clone de macieira que está sendo avaliado em mercados especiais pela Embrapa em colaboração com a Jardim dos Clones, empresa parceira no desenvolvimento da cultivar.
“Essa é uma importante fase prévia ao lançamento do novo clone, que permite avaliar a aceitação pelos consumidores”, pontua Paulo Ricardo Oliveira, pesquisador da área de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho (RS) Após os testes de mercado, a cultivar será lançada e ofertada a produtores. Previsão é que produção em larga escala comece na safra 2023/2024.
Esses lotes são resultado de 145 toneladas produzidas na safra 2021/, oriundas de pomares de validação agronômica localizados em Vacaria (RS), um dos principais polos produtores da fruta no Brasil.
Características
A BRS Gala JVZ64, cujo fruto será apresentado comercialmente como Purple Gala, é a primeira cultivar brasileira do grupo Gala do tipo “full color”. “Ela é uma mutação natural que tem todas as características positivas e a alta aceitação das maçãs gala, acrescida de uma cor de casca excepcional”, informa o pesquisador.
“Trata-se de um vermelho intenso, com recobrimento compacto da epiderme dos frutos, com a distribuição uniforme da coloração superficial e sem estrias, característica que é uma tendência mundial em termos de diferencial organoléptico (efeito sobre os órgãos dos sentidos) e de preferência pelos consumidores”, completa o melhorista.
Na opinião do gerente comercial da Castelo, empresa responsável pela comercialização durante a atual fase de validação, Valdir Andrade, a Purple “é o sonho dos consumidores brasileiros que compram com os olhos e sempre buscam uma fruta toda vermelha”.
História
A Purple Gala foi Identificada e selecionada em 2013, a partir de uma mutação observada em um pomar da cultivar Royal Gala, no município de Vacaria (RS). Na sequência, a Embrapa foi convidada a participar da avaliação desse novo clone, que apresentava como principal característica produzir frutos de coloração 100% vermelha e, portanto, de elevado potencial agronômico e comercial.
Na sequência, foi estabelecida uma parceria de cooperação técnica para o codesenvolvimento da cultivar. A Embrapa Uva e Vinho mobilizou pesquisadores que ficaram responsáveis por realizar avaliações agronômicas, da qualidade e do armazenamento dos frutos, bem como pelo atendimento aos requisitos legais de proteção e registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O novo clone, registrado no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e protegida no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), como a cultivar BRS Gala JVZ64, é um verdadeiro produto brasileiro, distinguível pela intensa pigmentação observada em diferentes órgãos vegetais, desde o desenvolvimento inicial das plantas.