A apresentação de um estande coletivo pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE em eventos de negócios setoriais tem sido uma das ações da entidade na busca de bons negócios para produtores, associações e cooperativas. O objetivo do SEBRAE é preparar as empresas para serem competitivas, independente do tamanho.
Mesmo de pequeno porte, essas empresas estão preparadas para atender demandas do mercado interno e externo, e devem aproveitar a oportunidade para se apresentar da melhor maneira possível e mostrar seu produto, inclusive fora do seu Estado de origem, expandindo sua rede de contatos e de clientes. Mas essa é apenas uma das ações planejadas pela entidade, entre os projetos em andamento para o período de 2010-2012.
A fruticultura é uma das maiores carteiras do agronegócio no SEBRAE, contando, atualmente, com 48 projetos, investimentos da ordem de R$ 35 milhões do SEBRAE e mais 304 parceiros, beneficiando cerca de 8.200 produtores e empresários agroindustriais de 361 municípios em 21 estados. O aporte de recursos do SEBRAE é da ordem de R$ 14 milhões, correspondente a 40% do volume de recursos investidos.
Os projetos são construídos localmente e de forma participativa, envolvendo produtores, empresários e parceiros, onde as ações são definidas de acordo com os objetivos a serem alcançados por cada grupo.
As ferramentas necessárias para o alcance dos resultados são disponibilizadas pelo SEBRAE ou pelos parceiros, conforme a competência de cada um. É uma relação de duas vias, na qual o comprometimento dos produtores e empresários é fundamental, pois a proposta é fazer com, e não por eles.
O SEBRAE e os parceiros oferecem aos produtores e empresários capacitação permanente, que inclui aprendizado sobre negociação comercial e preparação de produtos.
Essas capacitações, além dos aspectos gerenciais, tecnológicos e de mercado, como o desenvolvimento e a diferenciação dos produtos, embalagem e rotulagem, também abordam conceitos comportamentais, tendo em vista que a postura empresarial diante de seus clientes é tão importante quanto a qualidade e a apresentação do seu produto.
Potencial de feiras
Só para se ter uma ideia do potencial de feiras e eventos para a promoção de negócios, na edição de 2009 da Fruit & Tech – Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística, as Rodadas de Negócios efetivaram 255 reuniões em três dias de evento com a participação de 65 empresas produtoras de frutas e legumes frescos e processados. Participaram das Rodadas 15 compradores internacionais de mercados já consolidados, como Europa e Estados Unidos, além de importadores do Oriente Médio, África do Sul, Rússia e América do Sul.
A Fruit & Tech trouxe compradores de países com potencial de crescimento na importação de frutas e seus derivados do Brasil para atender à demanda dos empresários brasileiros por inserção de seus produtos em novos mercados. Entre os países visitantes, marcaram presença Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Equador, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Tunísia. Pode-se dizer que a feira aproximou a demanda com a oferta, possibilitando às pequenas empresas a oportunidade de negociar de frente com grandes compradores, além de compradores nacionais vindos de diferentes Estados.