A Embrapa Clima Temperado lançou a cultivar de arroz BRS Sinuelo CL, primeira variedade desenvolvida pela empresa resistente ao herbicida Only, o que garante o controle da praga do arroz vermelho, uma das principais preocupações dos arrozeiros gaúchos.
A BRS Sinuelo CL é fruto de dez anos de pesquisa e é especialmente adaptada às regiões orizícolas do Rio Grande do Sul. A cultivar é o primeiro produto desenvolvido pela Embrapa destinado ao sistema Clearfield. Neste modelo, o arroz está preparado para receber doses do herbicida Only, que ataca a praga conhecida como arroz vermelho e preserva as plantas produtoras.
Lacuna
“A BRS Sinuelo vem da busca por preencher a lacuna existente no setor arrozeiro de haver poucas variedades disponíveis para o sistema Clearfield, que, além de tudo, ainda não contava com uma variedade de ciclo médio”, esclareceu o pesquisador Ariano Magalhães Jr., responsável pela apresentação da cultivar.
A variedade possui ciclo de 130 dias – contra cerca de 115 nas de ciclo precoce – , o que resulta em melhores afinamento, produtividade e capacidade de recuperação. Resistente ao degrane natural, a BRS Sinuelo CL também ganha destaque por apresentar alta qualidade culinária, reação à toxidez de ferro e porte moderno e ereto chegando a estatura de 96cm.
Na questão da produtividade, os testes de campo feitos nas seis principais regiões orizícolas do Rio Grande do Sul apontam para uma média de 8,3 mil kg/ha.
Airton Leites, gerente de projetos da BASF, “o momento é de colheita do fruto da parceria entre BASF e Embrapa. Isto mostra que uma parceria público-privada pode acontecer sim, e com ganhos para a cadeia do arroz”.
A BRS Sinuelo CL vai estar disponível para os produtores rurais já na safra 2011-2012. Atualmente, 13 parceiros licenciados pela Embrapa estão produzindo as sementes da cultivar em uma área total de 800 hectares.
Arroz Vermelho
O arroz vermelho é uma planta da mesma espécie do arroz tradicional, com coloração avermelhada e sem valores culinários. Ao se reproduzir dentro de uma lavoura de arroz tradicional, ela afeta a produtividade da área, tornando-se uma praga com alto nível de proliferação.