Fonte de proteína saudável, produtos da pesca são boa alternativa para substituir a carne na mesa do consumidor
Promover ações para estimular o consumo do pescado nas mais diversas regiões do País é o objetivo da Semana do Pescado, que ocorre entre os dias 1º e 15 de setembro, mobilizando todo o setor para incentivar o mercado e a comercialização dos produtos oriundos do segmento.
Além de proteína saudável, os produtos de origem do “universo pescado” são acessíveis a todos os públicos e se destacam como alternativa alimentar num momento em que o País passa por uma redução no consumo de carne vermelha, que caiu 68% impactada pelo aumento de preços e pela queda do poder aquisitivo da população.
De acordo o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca de São Paulo (Sipesp) e diretor da Divisão da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Deagro/Fiesp, Roberto Imai, o desafio é incentivar a participação da cadeia produtiva, conectando a produção com o comerciante e, consequentemente, ao consumidor final.
Objetivo
A ideia do evento, que completa 18 anos em 2021, é incentivar a realização de promoções de pescados e pratos com pescados durante a primeira quinzena setembro, quando haverá um pico no consumo do produto, a exemplo da Semana Santa e do Natal.
“A coordenação da campanha tem facilitado a aproximação do setor produtivo com o varejo e com o setor de bares e restaurantes, incentivando ações promocionais, como um cardápio especial para este período”, informa Imai.
O presidente do Sipesp destaca que haverá, ainda, um intenso trabalho de comunicação com o consumidor, para que ele vá aos mercados, restaurantes e feiras livres, sabendo que encontrará produtos/pratos promocionais.
“Este ano, vamos respeitar ainda mais a regionalidade, as diferenças em cada Estado brasileiro. No Norte e Nordeste, por exemplo, é forte a venda do pescado nas feiras. Então, a ideia é buscar o apoio desse pessoal, entendendo a regionalidade como foco para o aumento do consumo do produto de uma maneira geral”, destaca.
Hábitos de consumo
A campanha tem ainda outro mote ligado ao aumento do consumo de pescado no País. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é de que sejam consumidos pelo ser humano, cerca de 12kg/per capita/ano de carne de peixes. Atualmente, o Brasil consome em torno de 10kg/per capita/ano.
Segundo o ex-ministro da Pesca e atual coordenador da Semana do Pescado, Altemir Gregolin, a média de consumo mundial de produtos da pesca e aquicultura é de 21kg per capita/ano, puxada, principalmente, pelos países do Ocidente, como China e Japão, por exemplo.
“O Brasil cresce na produção de pescado de forma sustentável, especialmente na aquicultura. Além disso, algumas cadeias produtivas estão se consolidando no País, a exemplo da produção de tilápias que já aparece na quarta colocação mundial”, aponta Gregolin.
Os pescados têm ainda outra característica interessante, pois, de uma maneira geral, são muito saudáveis e necessários para a qualidade de vida das pessoas. Diante desse cenário, ele aponta uma tendência no aumento do consumo. “Muitos players mundiais estão entrando no setor, desenvolvendo tecnologia e apostando no produto”, afirma.