Cães mais velhinhos precisam de alguns cuidados especiais para evitar possíveis problemas na saúde do animal
Muita gente tem dúvidas se pode dar banho em cães idosos. Segundo especialistas do Blog Petz, a resposta é sim. Os cachorros mais velhinhos também podem receber esse cuidado, mas há algumas dicas especiais para que possam ser tratados da maneira que merecem e precisam.
Dar banho no cachorro pode ser uma verdadeira diversão para os pets que gostam. Contudo, há muitos pets que não são muito chegados a esse momento e podem ficar estressados. E se o estresse já é um problema para o pet filhote, é pode ser ainda mais para um senhorzinho.
É comum que os velhinhos fiquem estressados, dizem os especialistas. Principalmente, se eles não conhecerem a pessoa que vai dar banho ou tosar. E o estresse pode ser um problema, já que leva à queda da imunidade e acaba deixando o bichinho mais suscetível a doenças.
Também é importante lembrar que esses animais costumam ter mais problemas de saúde. Dentre eles:
- Alterações nos olhos;
- Problemas na coluna;
- Artrite, entre outras.
Isso faz com que o cuidado com esses peludinhos precise ser ainda maior na hora do banho em cachorro. Afinal, caso a pessoa mova o animal de uma maneira mais brusca, pode prejudicá-lo.
Além disso, é preciso ter um cuidado ainda maior com a umidade na pele do corpo ou das patinhas. Caso fiquem úmidos, o pet pode ter doença de pele (dermatite). Ao mesmo tempo, o barulho do secador de cabelo também pode ser estressante.
Pontos de atenção
Você pode dar banho em cachorro em casa ou levá-lo no petshop, desde que siga todos os cuidados para que o bichinho esteja confortável e bem durante o procedimento. Para isso, há alguns cuidados importantes que devem ser seguidos.
1. Condições de saúde do peludo
Se você costuma dar banho em cachorro em casa, provavelmente já conhece as limitações do seu animal. Lembre-se de levar isso em consideração na hora de levá-lo ao petshop. Por exemplo, se ele tiver artrite, tenha um cuidado especial ao lavar os braços, para não movimentar os membros bruscamente e acabar machucando o pet.
Caso vá levá-lo ao banho e tosa, não se esqueça de avisar sobre problemas de saúde que o bichinho possua. Isso vai ajudar o profissional a ter ainda mais cuidado e ficar atento às limitações do cachorro.
2. Atenção especial aos olhos
Uma dica importante de como dar banho em cachorro é ter ficar atento aos olhos e aos ouvidos. Muitas vezes, esses bichinhos têm algumas doenças oftálmicas, como a catarata, por exemplo. Isso pode deixá-los inseguros, principalmente em um ambiente ao qual não estão acostumados. Afinal, a visão está comprometida.
Além de guiar o pet na locomoção e garantir que ele estará em um ambiente que não escorregue, escolha produtos para o banho que não incomodem os olhos. Isso ajudará o peludo a ter um banho gostoso e sem riscos.
3. Limpeza dos ouvidos com carinho
Aproveite esse momento para limpar os ouvidos do pet. Para isso, você pode envolver algodão em seu dedo indicador e passar, com cuidado, para retirar a secreção. Há alguns produtos de limpeza para ouvido que também podem ajudar nesse procedimento.
Mas fique atento, pois alguns pets não gostam muito de limpar o ouvido. Por isso, você precisará ter bastante paciência durante o banho em cachorro idoso, combinado?
Depois de limpo, coloque uma bola de algodão em cada ouvido para impedir que a água escorra para dentro na hora em que o cachorro toma banho. Afinal, quando isso acontece, há grande chance de o bichinho ficar com dor de ouvido! Tenha cuidado!
4. Ambiente calmo
Qualquer coisa pode deixar o cachorrinho idoso estressado. Por isso, se você for dar banho em casa, garanta que o local tenha água quentinha e está livre de barulho intenso.
Além disso, coloque um tapete antiderrapante para evitar escorregões. Se preferir, você também pode dar banho em cachorro no banho e tosa. Nesse caso, as dicas são:
- Agende o banho com antecedência e avise que é um peludo idoso. Assim, a equipe já poderá identificar o horário com menor movimento para evitar que o pet se estresse com os outros cães. Além disso, ao chegar lá, o bichinho logo será atendido;
- Peça para que ele seja cuidado pelo mesmo banhista todas as vezes. Afinal, como ele já conhece a pessoa, acaba não se estressando tanto e o momento do banho passa a ser mais tranquilo.
5. Água e produtos especiais
Mesmo em dias quentes, a água do banho em cachorro idoso deve estar morna e agradável. Isso é importante para manter a saúde e evitar o estresse. Além disso, é indicado ter cuidado na escolha do shampoo.
Se o animal tiver algum problema de pele, use o produto indicado pelo médico-veterinário. Caso não tenha, escolha um shampoo ou sabonete próprio para cães. Dê preferência aos neutros ou para peles sensíveis. Isso ajudará a evitar qualquer irritação.
6. Secagem do pelo
Para finalizar o banho em cachorro idoso, é hora de secar bem o animalzinho. Isso também é importante para evitar problemas de pele. Entretanto, um secador comum pode ser um problema, devido ao barulho.
É melhor optar por um secador silencioso e usar a toalha para tirar o excesso. Fique bem atento aos pezinhos, que devem ficar bem sequinhos, e não se esqueça de retirar o algodão dos ouvidos.
Fonte: Blog Petz