Resistente à Sigatoka-amarela e ao mal-do-Panamá, a cultivar de bananeira tipo Prata ‘BRS Platina’ já está à disposição dos produtores. Lançada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), no final de 2012, é resistente às duas principais doenças da cultura.
Segundo Edson Perito Amorim, responsável pelo programa de melhoramento genético de bananeira da Embrapa, essa foi a maior preocupação da equipe durante a pesquisa.
“A ‘BRS Platina’ vem atender à demanda por frutos do tipo Prata, em especial onde há a presença do mal-do-Panamá, doença que tem limitado a produção da cultivar ‘Prata Anã’ nos perímetros de irrigação”, afirma o pesquisador.
A nova variedade, desenvolvida em parceria com a Unidade Regional Norte de Minas da Epamig (Nova Porteirinha/MG) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Guanambi/BA), apresenta bom perfilhamento, porte médio e características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, idênticas às da ‘Prata Anã’. Os frutos também parecem com os dessa cultivar em forma, tamanho e sabor, porém, devem ser consumidos com a casca um pouco mais verde, à semelhança das variedades do subgrupo Cavendish. Além disso, deve ser colhida de acordo com o mesmo manejo adotado para Cavendish.
Análises sensoriais
A análise sensorial da variedade foi realizada paralelamente a eventos do setor de fruticultura junto a consumidores. Os resultados obtidos foram muito positivos e indicam elevada aceitação dos consumidores pelos frutos da ‘BRS Platina’. “A análise sensorial é uma etapa fundamental na finalização de uma cultivar, uma vez que os frutos são consumidos e avaliados quanto a uma série de parâmetros de qualidade, como sabor e aspecto visual”, explica Amorim.
Marketing promocional
Para Herminio Rocha, líder do plano de ação “Elaboração de plano de negócios e plano de marketing visando ao lançamento de variedades melhoradas de bananeira” do programa de melhoramento genético, após a apresentação da nova cultivar à comunidade científica, foi a vez dos agricultores de outras regiões, também consideradas polos de produção da cultura da bananeira, conhecerem a BRS Platina. O próximo passo é fazer com que os consumidores possam se beneficiar do produto.
O Sistema de Produção Online (SPO) para a bananeira ‘BRS Platina’ está disponível no endereço www.embrapa.br/sistemasdeproducao, numa parceria técnica com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP). Nesse documento, encontram-se todas as especificidades de manejo da nova variedade, desde as etapas de pré-plantio até a fase de pós-colheita, que devem ser rigorosamente seguidas para se obter o máximo rendimento e aceitação para a nova cultivar no mercado consumidor nacional.