Conheça a Miolo Real e aprenda mais sobre o cultivo da palmeira real, presente desde o descobrimento do Brasil e que ainda faz parte do cardápio dos brasileiros
História
A cidade de Tubarão, Santa Catarina, há mais de 10 anos, foi o cenário escolhido pela Miolo Real, empresa parceira da Rede OrganicsNet, para realizar o início de suas atividades no cultivo da palmeira real. Na época, produzido no sistema convencional, em uma área de 100 hectares.
Após alguns anos de produção, a empresa partiu em busca de novos conceitos e iniciou sua produção orgânica. A partir desta decisão, a Miolo Real construiu sua fábrica no ano de 2010, e começou a produzir o palmito orgânico e gourmet.
Responsabilidade social
“O comércio de orgânicos está cada vez mais exigente e seus consumidores preocupando-se em aprender mais sobre este tipo de cultivo”, afirma Luísa Ribeiro, diretora geral da empresa. Ela acredita que a palmeira real é uma excelente opção para combater a extração de espécies nativas.
Diferentemente das palmeiras Juçara e Açaí, a palmeira real demora mais tempo para se desenvolver. Após o plantio, leva-se aproximadamente de 4 a 5 anos para efetuar o corte, sendo que todos estes tipos de palmeiras não rebrotam. “Neste caso, firmamos o compromisso de realizar o plantio de uma nova palmeira, mantendo, assim, o equilíbrio com a natureza e não depredando o meio ambiente”, conta Luísa.
Da extração do palmito ao envasamento
O manejo do palmito Miolo Real, extraído da palmeira real, passa por um processo desenvolvido pela Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.
As etapas desse processo incluem:
- Tecnologia da produção de mudas: conservação das sementes, preparo das mudas por repicagem;
- Tecnologia de cultivo: condições edafoclimáticas (clima, relevo e solo), preparo da área, arranjo e preparo de plantio. Após o plantio, a palmeira real está pronta para corte entre quatro e cinco anos no método orgânico.
- Processamento industrial: colheita e transporte, recepção e pré-condicionamento, preparação do palmito, envasamento e cozimento, resfriamento e armazenamento. Para garantir a qualidade do Palmito Miolo Real, nessa última fase, os palmitos ficam em observação durante 15 dias, período conhecido como quarentena. Após esse tempo, é retirada uma amostra de cada lote para verificação do pH, vácuo, cor, textura e sabor. Somente depois desse processo o produto é rotulado.
Qualidade e preço justo
A empresa acredita que o preço cobrado é pelo palmito Miolo Real é justo, comparado a todo o processo envolvido. Ao ser realizado um paralelo entre o cultivo orgânico, a mão de obra utilizada é muito maior do que no cultivo convencional. O maior desafio da Miolo é deixar transparente para o consumidor esse processo da palmeira real orgânica, tentando evitar comparações de preço com palmitos convencionais e até palmitos orgânicos de outras espécies.
Expansão da Miolo
Até o momento, o foco da empresa está centralizado apenas na produção do palmito orgânico em conserva. A diretoria conta com uma estimativa de crescimento de 15%, ainda para este ano.
Versões do palmito orgânico da Miolo Real em rodela, picado ou aperitivo, podem ser encontradas facilmente pelo Brasil. Através do endereço eletrônico www.mioloreal.com.br é possível realizar uma consulta completa de todas as cidades com seus representantes.