Ferramenta de utilidade da pecuária nacional está disponível, gratuitamente, no website do GTPS
Mais que mera “palavrinha” da moda, a sustentabilidade vem atraindo os olhares dos consumidores que, muitas vezes, preferem comprar um produto de uma empresa que pensa, valoriza e preserva o meio ambiente. E no agronegócio não tem sido diferente: quanto mais sustentável for a atividade agrícola, melhor para quem produz e para quem consome.
Foi pensando neste cenário que o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), a partir da identificação de exemplos de propriedades rurais sustentáveis no País, disponibiliza o Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável. A ferramenta é pioneira e conta, atualmente, com 12 exemplos.
Fruto do projeto entre o GTPS e a Gordon And Betty Moore Foundation, o mapa online mostra o lugar e traz informações como: quem são os executores, os parceiros, a área total, o número de rebanho, o investimento, os municípios de abrangência, o ponto focal, um breve resumo da iniciativa, entre outros tópicos do projeto.
Presidente do Grupo de Trabalho, Fernando Sampaio explica que o mapa é uma grande oportunidade de divulgar os bons exemplos da produção pecuária no Brasil. “Um dos maiores desafios do GTPS, desde o início das nossas atividades, sempre foi mostrar que é possível aliar sustentabilidade com rentabilidade. Esta ferramenta, portanto, é mais um mecanismo para disseminar esta mensagem e para fazer com que os bons exemplos ganhem escala”, defende.
Sobre o GTPS
Criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é formado por representantes de variados setores que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, dentre eles as indústrias, as organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.
Segundo Sampaio, “o objetivo do GTPS é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável”.
Em 2014, o grupo recebeu o Certificado de Excelência em Sustentabilidade na categoria “Governança Corporativa”, entregue pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), em reconhecimento ao processo claro e transparente de tomada de decisões e demonstração de resultados desta equipe.
Cadastro de iniciativas
De acordo com Sampaio, se um idealizador de outro projeto acredita que também mereça estar no mapa, o cadastro das iniciativas sustentáveis ainda está aberto pelo e-mail secretariado@pecuariasustentável.net. Para mais informações, acesse: www.pecuariasustentavel.org.br/mapa. Acompanhe também pelo Twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook em www.facebook.com/gtpsbrasil.