Serviço Agro-Sense é ‘à prova de nuvem’, um dos principais problemas em medições por satélite em fazendas
Empresa do Grupo NovaTero, responsável por trazer ao Brasil o Rootella BR – um inoculante inédito para o solo vindo direto de Israel, que já conta com a autorização de uso no País pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) –, a StarkSat oferece um serviço de monitoramento por satélite de lavouras e de denominação de origem geográfica pela composição química do alimento, sendo o último caso aplicável a grãos, frutas e carnes.
“Desenvolvemos esse sistema a pedido de alguns de nossos clientes, que estavam insatisfeitos com as ferramentas disponíveis no mercado brasileiro”, diz o empresário do agronegócio Bernardo Arnaud, que se inspirou no 14º Congresso de Agribusiness sobre Segurança Alimentar, promovido em novembro de 2013 pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), para abrir as duas empresas com outros sócios. Leia a história em http://ow.ly/jBX O30nmDeO.
O executivo reforça que a plataforma da StarkSat pode comprovar a origem geográfica do alimento por comparação de elementos químicos presentes na produção original.
“Isso agrega valor ao que é pago pelo alimento, terminando de uma vez por todas com as fraudes de origem e composição em produtos alimentares”, garante Arnaud, destacando que o sistema já está sendo utilizado na Europa e Ásia e se encontra em validação com clientes no Brasil, em lavouras de soja, cana-de-açúcar e algodão.
Tecnologia de precisão espacial
Utilizando uma tecnologia de precisão espacial via web, a StarkSat cuida da complexidade de aquisição e processamento de imagens, oferecendo um serviço simples, como o motor de busca na tela do computador, tablet ou smartphone.
“Não há necessidade de servidores ou memórias de alto custo. Nós entregamos as informações que o produtor rural precisa, sobre qualquer lugar do mundo, apenas com uma assinatura básica. Quanto maior for sua fazenda, menos ele pagará por hectare”, informa o empresário do agro.
“Nossos sistemas fornecem as melhores ferramentas para analisar a área de interesse, em um piscar de olhos. O sistema da StarkSat consegue captar momentos importantes de uma plantação, como o desenvolvimento de cultivares, o aumento de biomassa, o estresse hídrico e o início e fim da colheita, sem a necessidade de vários e caros sensores no chão.”
O relatório gerado pelo Agro-Sense é “à prova de nuvem”, medindo umidade e temperatura do solo a cada dois dias. “Várias regiões do Brasil possuem muita incidência de nuvens, o que dificulta o monitoramento por satélite em fazendas”, comenta Arnaud.