Criado em março e atualizado em setembro de 2017, o CUSTObov é um aplicativo que mostra o desempenho econômico da propriedade e oferece análises que permitem o controle financeiro do próprio negócio.
Calcular os custos de uma empresa, certamente, é uma das tarefas mais difíceis, que exige habilidades administrativas. Para quem atua no setor agropecuário, essa missão não é diferente. Negócios são negócios e eles devem ser bem programados, se o dono não quiser amargar prejuízos.
Para auxiliar a pecuária de corte, produtores rurais vêm contando com mais uma ferramenta que visa facilitar o cálculo do custo de produção na fazenda: o sistema CUSTObov, criado pela unidade Gado de Corte (MS) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O programa fornece cálculos das margens dos custos produtivos, que refletem o desempenho econômico da propriedade e ainda oferece, ao produtor, uma série de análises que permite o controle financeiro do próprio negócio.
Desenvolvido no formato de planilha eletrônica (MS Excel) – considerando que esse programa está instalado em grande parte dos computadores em uso –, a ferramenta mostra a reprodução sem limites, podendo ser criados quantos arquivos forem necessários, para representar diferentes fazendas ou diferentes exercícios (anos) para uma mesma propriedade.
Atualização
Lançado em março de 2017, o app já passou por uma atualização e foi relançado em setembro deste ano. Entre as alterações está a apresentação de indicadores de desempenho por hectare.
De acordo com um dos idealizadores dessa ferramenta, o agrônomo Fernando Paim Costa, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, como todo aplicativo está sujeito a aperfeiçoamentos, as informações dessa ferramenta foram ampliadas, considerando as sugestões dos próprios usuários da planilha.
As novidades
A nova versão do CUSTObov inclui:
- maior detalhamento da utilização do solo, subdividido em pastagens, áreas para produção de volumosos e outros cultivos permanentes;
- cálculo e exposição da lotação média das pastagens, em cabeças e unidade animal;
- custos e receitas, antes apresentados apenas em reais, agora expressos em arrobas de boi gordo;
- quantidades vendidas (total e por hectare) subdivididas em animais para abate e para recria/engorda, medidas em quilo de peso vivo e arrobas (15 kg) de carcaça;
- apresentação do rendimento de carcaça médio da fazenda, calculado com base nos abates do ano;
- custos e seus componentes calculados por hectare;
- custo variável e custo total apresentados com e sem a inclusão da compra de animais para recria/engorda e seus juros;
- produção da fazenda (total e por hectare), antes medida apenas em quilos vivos, agora exposta também em arroba de carcaça;
- receitas, custos e margens calculados por hectare.
Baixo nível de gestão
A criação do CUSTObov se justificou, segundo Fernando Paim Costa, porque a pecuária de corte apresenta baixo nível de gestão. E um dos indicadores desse cenário gira em torno da realidade de muitos produtores, que não têm, na “ponta do lápis”, os gastos para produzir uma arroba de boi ou um bezerro que comercializa.
“Isso acontece, primeiro,
porque o produtor tem certa dificuldade de registrar todo o movimento financeiro, todas as compras que faz de insumos, pagamentos, entre outras despesas”, comenta o pesquisador.
Conforme o agrônomo, mesmo que o pecuarista registre tudo isso, não existe uma ferramenta na qual possa inserir esses dados e, a partir daí, conhecer os custos de produção. “Por isso, o CUSTObov pode ajudar bastante por ser um aplicativo simples e estar disponível de forma fácil e gratuita no site da Embrapa”, defende Costa.
Processos de planejamento
Primordialmente, o app é uma ferramenta de controle, com foco na avaliação de situações reais. no entanto, ele pode ser utilizado como auxílio nos processos de planejamento e tomada de decisões.
“Ao longo do tempo trabalhando com a planilha, o produtor consegue criar parâmetros para realizar o planejamento, pois, conhecendo o custo de produção, é possível prever, para o ano seguinte, mais ou menos quanto será gasto”, diz a pesquisadora Mariana de Aragão Pereira, especialista em Economia e Administração Rural, na área de socioeconomia da Embrapa Gado de Corte.
Ela garante que quanto mais eficientemente o produtor fizer o controle financeiro, dentro de sua propriedade, e inserir as informações no CUSTObov, mais o resultado do custo de produção será preciso e mais adequado para a tomada de decisões.
Experiência
Para o pecuarista do município de Dourados (MS) Rogério Goulart, o aplicativo da Embrapa é bem simples e fácil de ser utilizado. Ele destaca que os custos de produção são a linguagem do negócio e a fazenda só funciona quando o produtor conhece todos os itens que compõem a atividade rural.
“Uma coisa é engordar o animal, outra coisa é saber o lado financeiro desse animal, como quanto ele custou versus por quanto ele vai ser vendido. É muito comum saber quanto é o preço de venda do boi, mas menos comum é calcular o custo de produção. Sem essa informação, não se pode saber quanto é o lucro. Então, por mais simples que seja a lógica da coisa, ainda são poucos os produtores que sabem calcular os custos de produção, porque não sabem por onde começar”, diz Goulart.
O pecuarista sul-mato-grossense considera que a maneira mais simples de começar é tendo a disciplina de anotar, todos os dias, tudo que é gasto: “Quando você sabe calcular seus custos de produção, você tem muito mais segurança de fazer seu negócio crescer”.
Como usar
De acordo com a Embrapa Gado de Corte, após salvar o sistema do CUSTObov no computador, o produtor deve ler o manual para entender como usar o aplicativo. Idealizador do app, Fernando Paim Costa explica que, para cada uma das quatro planilhas que devem ser preenchidas, existe uma sessão explicativa no manual.
Conforme o pesquisador da estatal, o aplicativo foi estruturado de forma que os usuários obtenham resultados, mesmo quando não contam com dados detalhados sobre cada componente do sistema. Assim, por exemplo, no caso dos produtos veterinários, basta informar o total gasto no ano com vacinas, vermífugos e outros medicamentos, sem especificar produtos, dosagens, consumos por categoria animal e preços unitários pagos. O mesmo ocorre com os suplementos (mineral e ração), para os quais basta digitar o valor total desembolsado no ano.
Estrutura do aplicativo
Ainda conforme a Embrapa Gado de Corte, o CUSTObov é constituído de várias planilhas de “abertura”, “dados do rebanho”, “dados dos recursos”, “dados das despesas” e “dados das receitas”. Essas informações devem ser inseridas considerando que são as únicas que permitem digitação.
As demais apresentam relatórios com a consolidação dos resultados, apresentados na forma de números e gráficos. Esses últimos, além de expostos nas respectivas planilhas, estão reunidos, sintetizando os resultados, na planilha “resumo em gráficos”. Já a planilha de “coeficientes” oferece alguns dados referentes à vida útil e valor residual de instalações e equipamentos, caso o usuário tenha dificuldades em defini-los.
Suporte e outras ferramentas
O suporte sobre o uso do aplicativo pode ser obtido pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa (link: www.embrapa.br/fale-conosco/sac).
A Embrapa Gado de Corte já desenvolveu e disponibilizou outras ferramentas que auxiliam na gestão das fazendas de gado de corte. A publicação “Fichas para Controle Zootécnico de Bovinos de Corte” pode ser baixada na página da estatal, pelo link (encurtado): ow.ly/sqNA30beY3y.
Outros apps
Outros aplicativos também podem ser utilizados pela pecuária de corte, como o Gerenpec, Controlpec, Pasto Certo, entre outros.
Construído no ambiente de planilha eletrônica (Excel), o Gerenpec é uma ferramenta que busca responder a diversas perguntas ocorrentes no processo de planejamento, permitindo a simulação do desenvolvimento de uma fazenda de gado de corte, por um período de dez anos. Por conta de sua natureza, o aplicativo está sujeito a um processo de evolução permanente.
Já o Controlpec é um sistema de controle financeiro simplificado para a bovinocultura de corte, de fácil uso e interpretação de dados, propiciando que os produtores registrem e avaliem, de forma sistemática, custos e receitas. De acordo com a Embrapa Gado de Corte, quem faz anotações manuais pode transferir os números para o computador, podendo, com isso, controlar os resultados gastando menos tempo e obtendo maior precisão.
Forrageiras tropicais
Outra plataforma eletrônica de software, o Pasto Certo é composto por uma ferramenta web e outra mobile (aplicativo) que permite o acesso, de forma rápida e integrada, às características das principais cultivares de forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa e outras de domínio público.
Esse aplicativo contribui para identificar/diferenciar cultivares e informar as principais recomendações e restrições de cada cultivar. Por ele, o usuário poderá enviar dúvidas, sugestões e críticas à equipe responsável, auxiliando na melhoria do próprio app.
A Embrapa descreve que o Pasto Certo, que foi desenvolvido em parceria com outras instituições, é um veículo de comunicação e de orientação técnica, que contém uma aplicação mobile de fácil acesso, gratuita e dinâmica.
Para downloads e mais informações sobre os três apps, entre outros da unidade Gado de Corte da estatal, veja em https://www.embrapa.br/gado-de-corte/ produtos-processos-e-servicos.
Fonte: Embrapa Gado de Corte