Topa-tudo foi desenvolvida para facilitar o plantio de mudas de espécies forrageiras
Uma máquina para facilitar o plantio de mudas de forrageiras, especialmente das variedades BRS Kurumi e BRS Capiaçu, acaba de ser lançada pela Embrapa.
Sérgio Bender, supervisor do setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado explica que a máquina Topa-tudo foi desenvolvida para ajudar o plantio de mudas de espécies forrageiras que é feito de forma manual, por estacas ou mudas.
Segundo ele, normalmente, no caso dessas cultivares, são necessárias duas pessoas, trabalhando por cinco dias, para plantar um hectare.
“Mas, com a máquina, é possível realizar esse mesmo trabalho dentro de um dia”, informa.
LEIA TAMBÉM
Redução de trabalho e de custo
Bender destaca que a Topa-tudo reduz o tempo de plantio, o número de operações de preparação do solo e a penosidade do trabalho.
De acordo com o especialista, a máquina criada pela Embrapa também diminui os custos de produção relacionados ao planejamento, aumentando a área plantada em até oito vezes, em comparação ao plantio convencional manual.
Ele completa que o equipamento foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa e o produtor Joaquim Kurz Filho.
LEIA TAMBÉM
Plantio de espécies arbóreas, de cana-de-açúcar e de mandioca
O pesquisador salienta ainda que, “por ser versátil, com possibilidade de ajuste de espaçamento, a máquina ainda pode ser utilizada para o plantio de espécies arbóreas, de cana-de-açúcar e de mandioca, por exemplo, bem como de outros capins”.
Ele reforça que “todas essas espécies, que são plantadas por mudas, podem se beneficiar da Topa-tudo”, ressalta.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
LEIA TAMBÉM