Nova ferramenta vai ajudar o pecuarista a organizar a venda de animais em remates
O processo de seleção e organização dos dados dos animais oferecidos em leilões será agora facilitado com a ferramenta Web Catálogo de Remates lançada pela Associação Nacional de Criadores Herdbook Collares (ANC) e a Embrapa.
Silvia Freitas, superintendente de registro genealógico da ANC, afirma que a nova ferramenta irá solucionar um dos principais problemas de rotina dos pecuaristas vinculados à ANC. “Atualmente, para montar o catálogo de remates, os produtores precisam rolar manualmente as informações de desempenho genético de cada animal”.
Ela garante que, com a plataforma, será possível levantar os dados de forma atualizada, padronizada, ágil e eficiente.
Segundo Freitas, uma das atividades mais complexas e trabalhosas para os criadores é montar seu catálogo de remates. “Primeiro, ele precisa escolher os lotes que vai oferecer para a venda e carregar no site do Promebo (Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne), além de informações sobre o desempenho genético de cada animal, de forma, muitas vezes, manual. Isso aumenta – e muito – a dificuldade e a margem de erro dessa operação”, destaca.
Catálogo de remates
O chefe-geral e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, explica que o Catálogo de Remates irá aperfeiçoar um processo fundamental para a cadeia produtiva da pecuária, que é a compra e venda de animais através dos remates.
“Essa ferramenta irá ajudar, sobremaneira, o trabalho do pecuarista para organização dos remates”.
Ele avalia que essa facilidade presente no Catálogo de Remates, poderá, inclusive, servir como modelo para outros programas de melhoramento genético, garantindo maior confiabilidade nos dados apresentados nos leilões.
Muita informação
Para a superintendente de registro genealógico da ANC, além de agilizar o dia a dia dos criadores, a ferramenta web também facilitará a visualização e compreensão dos catálogos por parte dos compradores que participam dos remates. “Cada leilão funciona com uma linguagem, então, é muita informação para quem não está dentro do processo, o que acaba complicando a compreensão”, salienta.
Silvia Freitas ressalta que, ao padronizar os catálogos, “torna-se mais fácil a compreensão, tanto para quem vive os dados, como para quem os acessa esporadicamente, apenas quando precisa adquirir um animal ou doses, porque se trabalha sempre com a mesma linguagem, o que facilita a comunicação e o entendimento.
Como funciona a ferramenta?
A especialista explica que, dentro da página do Promebo, o criador tem acesso à ferramenta, onde começa a montar o catálogo com a identidade visual e informações gerais sobre o leilão.
“O pecuarista pode alimentá-lo com fotos e vídeos e carregar automaticamente os dados de desempenho genético dos animais selecionados, inclusive podendo dar destaque para características específicas de lotes diferentes”, orienta Silvia Freitas.
Depois de pronto, de acordo com ela, o catálogo poderá ser disponibilizado em formato impresso e digital, compatível com computadores e smartphones.