Gerenciar experimentos agrícolas nem sempre é uma tarefa fácil e exige que empresas, especialmente as startups do agronegócio (agritechs e agrotechs), invistam em novas tecnologias de olho na realidade do mercado. Para produzir relatórios e laudos fitossanitários, por exemplo, a demora no diagnóstico pode resultar em prejuízos para as lavouras.
Foi pensando nisso que a Fitovision – startup da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) – lançou, no início de novembro deste ano, o Syslaudo. Trata-se de um programa que automatiza e viabiliza a produção desses laudos em apenas uma hora. Isso significa uma redução de 90% do tempo que levaria em outros sistemas convencionais.
“O sistema será direcionado a empresas credenciadas junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que são capacitadas para realizar ensaios com testes de produtos fitossanitários e ao fim de cada ensaio são responsáveis por emitir um lauto técnico de eficiência e praticabilidade agronômica para atestarem os resultados obtidos”, explica André Luis da Silva, engenheiro agrônomo e um dos sócios da Fitovision.
Empresas que registram produtos fitossanitários no Brasil também fazem parte do público-alvo do sistema.
Como funciona
Resumidamente, o Syslaudo é uma ferramenta que gerencia experimentos agrícolas e automatiza a elaboração de laudos fitossanitários. Após reunir os principais dados brutos dos ensaios, com apenas um clique, o laudo é gerado.
“Trata-se de um software desktop, ou seja, o cliente instala em seu computador, podendo trabalhar sem a necessidade de estar conectado à internet”, esclarece Silva.
Uma de suas vantagens é a autonomia de operação, inserção dos dados e geração dos documentos, que será totalmente feita pelos usuários do Syslaudo. Outros benefícios envolvem a rapidez, a praticidade e a eficácia do sistema, que proporcionam economia de tempo na escrita dos relatórios e maior organização dos ensaios realizados com a agenda de atividades.
O Syslaudo também ajuda a evitar a reentrada de dados, realiza os cálculos necessários, análises estatísticas e gera tabelas de resultados e gráficos.
A startup
Empresa de base tecnológica, que busca o desenvolvimento do agronegócio por meio da tecnologia da informação e comunicação, com o objetivo de criar e oferecer soluções inovadoras para o mercado do agronegócio, a Fitovision está aberta para atender a todas as empresas que tenham interesse em utilizar o sistema.
Para mais informações, clique em www.fitovision.com.br.
A Intuel
A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) faz parte da Agência de Inovação da UEL e tem como propósito fornecer suporte para o desenvolvimento de empresas com potencial tecnológico.
A incubadora, além de estrutura física, oferece cursos em áreas específicas, como gestão, financeiro e mercado. Atualmente, ela conta com dez empresas incubadas.