Ação da Embrapa em parceria com outras entidades, vai incentivar o melhoramento genético nos rebanhos de propriedades da agricultura familiar
Iniciativa que irá disponibilizar aos pecuaristas genética bovina de qualidade superior está sendo desenvolvida para beneficiar produtores familiares do Rio Grande Sul.
O projeto Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen), é uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Federação dos Trabalhadores Rurais do RS (Fetag-RS) e os sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Caçapava do Sul (RS) e Pinheiro Machado (RS).
Genética superior
Vivian Dagnesi Timpani, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, informa que o objetivo é disponibilizar aos produtores familiares material genético de reprodutores de raças taurinas com genética superior.
Segundo ela, o sêmen que será utilizado é proveniente de touros que são destaques nas provas de desempenho (Prova de Avaliação a Campo – PAC e Prova de Eficiência Alimentar – PEA) realizadas pela Embrapa Pecuária Sul nas raças Angus, Brangus, Hereford, Braford e Charolês.
“Com isso, o projeto tem como finalidade promover o melhoramento genético nos rebanhos de corte dos produtores familiares, aumentando o retorno financeiro pela venda de animais e sêmen de animais produtos dos acasalamentos com touros de genética superior”, ressalta.
LEIA TAMBÉ
Agregação de valor
A pesquisadora destaca que nesse primeiro momento, serão inseminadas 100 vacas nos dois municípios, mas o objetivo é que seja estendido para produtores de outras regiões.
“Queremos incentivar um melhoramento genético contínuo e a padronização racial dos rebanhos, agregando valor à produção desses estabelecimentos”, salienta a especialista da Embrapa.
Inseminação Artificial em Tempo Fixo
De acordo com informação de Vivian, a iniciativa ainda tem como objetivo incentivar a utilização de ferramentas reprodutivas como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), estimulando o uso de ferramentas reprodutivas e/ou o cruzamento entre raças.
Além disso, completa a pesquisadora, “os produtores também serão capacitados em boas práticas de manejo, melhorando aspectos como nutrição e sanidade”.
Em sua avaliação, para que um animal possa expressar toda uma genética, precisa estar em boas condições, com uma nutrição adequada e com boas condições sanitárias.
LEIA TAMBÉM
Pecuária familiar
Vivian salienta ainda que a pecuária familiar tem como uma de suas características principais a sua relação com a natureza. “Atualmente, as áreas de maior preservação ambiental do estado são de pecuária familiar, especialmente dos campos nativos que são a base do sistema de produção desses produtores”, relata
Neste sentido, segundo a pesquisadora, o Projeto Qualigen agrega mais uma frente nos esforços para a melhoria da pecuária do Rio Grande do Sul, como parte da iniciativa da Embrapa Pecuária Sul e da Fetag/RS que criaram, em 2023, a Rede de Pecuária Familiar Agroecológica do Estado.
“Esse trabalho tem como objetivos principais a qualificação dos produtores e de técnicos de extensão e assistência técnica, o aporte de tecnologias e a construção coletiva de conhecimento, tendo como base a sustentabilidade econômica social e ambiental dos sistemas de produção desses pecuaristas”, sublinha Vivian.