Prática é indicada para otimizar o potencial físico dos animais e garantir uma recuperação eficiente em situações de estresse, enfermidade ou exigências esportivas intensas (Foto: DIvulgação Ceva)
A suplementação nutricional desempenha um papel essencial na saúde e desempenho dos equinos, e é fundamental para melhorar o potencial físico desses animais, além de garantir uma recuperação eficiente em situações de estresse, enfermidade ou exigências esportivas intensas.
Nesse contexto, uma suplementação bem formulada pode fazer toda a diferença, promovendo benefícios que vão desde a regeneração muscular até a estimulação do sistema imunológico. Durante atividades físicas intensas ou após episódios de esforço excessivo, por exemplo, os músculos dos equinos podem sofrer microlesões que precisam de reparo para garantir que o animal mantenha seu desempenho.
Sendo assim, os aminoácidos são considerados essenciais, já que são responsáveis pela síntese de proteínas e pelo crescimento muscular. “Além disso, a recuperação muscular é acelerada quando o organismo recebe os nutrientes necessários para reparar os tecidos danificados, o que também contribui para a redução do tempo de recuperação”, acrescenta a médica-veterinária gerente da linha de equinos da Ceva Saúde Animal, Fernanda Ambrosino.
LEIA TAMBÉM:
→ Verão é tempo para reforçar proteção dos equinos contra vermes
Sistema metabólico
Outro aspecto importante para a saúde dos equinos destacado pela veterinária é o metabolismo, já que um sistema metabólico eficiente garante que os nutrientes ingeridos sejam corretamente aproveitados, proporcionando a energia necessária para as atividades diárias do animal, ajudando a prevenir a fadiga precoce e melhorando a disposição geral.
“Isso é particularmente vantajoso em equinos que precisam manter altos níveis de energia ao longo de atividades prolongadas. A estimulação desse processo é fundamental para que o cavalo aproveite ao máximo cada refeição e sustente sua performance ao longo do tempo”, explica.
Adicionalmente, a profissional comenta que a suplementação nutricional auxilia na recuperação dos animais. em casos de enfermidades, e a inclusão de componentes como vitaminas A, C e E, ajudam o animal a manter-se mais resistente a infecções, especialmente em períodos de estresse, comuns em competições ou durante períodos de adaptação a novos ambientes.
Por fim, de acordo com a veterinária, o equilíbrio energético é outro aspecto essencial que deve ser considerado ao pensar no bem-estar e desempenho dos equinos, alémde manter níveis de energia adequados, permite que o animal tenha resistência suficiente para realizar suas atividades diárias sem comprometer sua saúde ou ficar excessivamente fatigado.
“A suplementação pode ajudar a regular esse equilíbrio, fornecendo ao equino a energia necessária de maneira constante e sem sobrecarregar seu organismo”, conclui a especialista.