Vários recordes comprovam o sucesso da maior feira da pecuária zebuína no mundo, marcando a retomada no formato presencial
Após dois anos sem edição presencial, a 87ª edição da ExpoZebu, realizada de 30 de abril a 8 de maio, em Uberaba, MG, superou todas as expectativas e movimentou mais de R$ 350 milhões. O faturamento dos leilões alcançou R$ 105 milhões, 70% acima do faturamento do ano passado e mais que o dobro do registrado na última exposição presencial em 2019. Nesse total, falta incluir o resultado dos 10 shoppings de animais da grade oficial, que será divulgado nos próximos dias.
“Esse resultado comprova a credibilidade da ABCZ e a consagração da ExpoZebu. Tivemos um retorno positivo de todos que investiram, o que faz crescer ainda mais a confiabilidade do mercado em nossos próximos eventos”, comemorou o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
A mostra recebeu a visita de 430 mil pessoas, 48% acima do registrado na última edição presencial. A população também foi atraída pelos shows dessa edição; pelo projeto ‘Zebu Arte e Cultura’, com food trucks e música no Parque, ‘Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas’ com cerca de 70 expositores no pavilhão multiuso; e pelo ‘Zebu na Brasa’, com chefes renomados do país preparando receitas com carne de Zebu.
Os 2.200 animais presentes no Parque Fernando Costa superou em 15% o número da última edição presencial da feira. Na pista, a novidade foi a mudança na modalidade dos julgamentos, que passaram a ser com três jurados, indicados pelos produtores.
A programação da mostra contou com encontros técnicos, entrega do Mérito ABCZ, ‘Dias de Campo’ e ABCZ Equishow na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, encontro ABCZ Jovem e programação internacional com os associados do Brazilian Cattle.
Recordes
Da ExpoZebu 2022, saiu a vaca mais valorizada da história da pecuária: Viatina, matriz da raça Nelore, teve 50% de sua propriedade vendida por quase quatro milhões de reais. A produção leiteira do Zebu também esteve à prova, em um campeonato.
Foram 10 ordenhas oficiais e 71 fêmeas avaliadas das raças Gir e Sindi. O concurso leiteiro terminou com um novo recorde com um exemplar da raça Gir. Iluminada Teatro FIV do Fundão, progênie do touro Gir Leiteiro Teatro da Silvânia, que integrou a bateria ABS, bateu o recorde mundial de produção de leite, alcançando a marca de 80,150 kg de leite por dia, ante a 65,88 kg de 2019.
Genética
A ABS também comemorou o retorno presencial de importantes ações, com destaque para o tradicional Desfile de Touros, que reuniu mais de 5 mil espectadores na Central. O desfile apresentou as novidades das baterias de Corte Zebu e Leite Tropical da empresa, ajudando o produtor a identificar as melhores opções para o progresso genético dos seus rebanhos e o incremento da produção de carne e leite de qualidade.
“As edições virtuais dos últimos dois anos nos ensinaram novas formas de estabelecer o contato com os clientes e produtores interessados em conhecer as novidades genéticas para maximizar o potencial dos rebanhos de leite e corte, mas o retorno da ExpoZebu presencial era um momento que toda nossa equipe aguardava com muita expectativa. Foi uma semana triunfal para nós, da ABS, e também para todo o setor”, avalia o diretor geral da ABS Brasil, Márcio Nery.
“Preparamos nossa estrutura para receber essas visitas na central de biotecnologia mais moderna, aqui na ABS”, conta o gerente comercial da empresa, Alexandre Lima. “As verdadeiras estrelas da semana foram a apresentação das novidades genéticas e a realização da consultoria técnica, que foi possível graças ao regresso das atividades presenciais. Ao todo, mobilizamos mais de 40 profissionais para atender a essa demanda”, explica.