Presidente da Confederação, João Martins, discursou na solenidade
O Sistema CNA/Senar participou na terça-feira, dia 25 de outubro, do evento 50+50 Agro para celebrar o aniversário do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No encontro foram apresentadas uma série de ações para ajudar o agro a ampliar sua produtividade, competitividade e sustentabilidade.
Participaram da solenidade o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, o presidente da Anater, José Ferreira, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, além de presidentes de federações de agricultura e pecuária e representantes do Sebrae nos estados.
Na abertura do encontro, Martins destacou a parceria de vários anos do Sistema CNA/Senar com o Sebrae e outros órgãos para ajudar, principalmente, os pequenos e os médios produtores rurais. “Esses programas feitos em parceria com Senar, Anater e Sebrae têm como foco aqueles que mais precisam da nossa ajuda”, afirmou o presidente da Confederação.
Melles falou de como o trabalho do Sebrae e dos Sistema CNA/Senar se complementam por meio das parcerias e mencionou diversos projetos voltados para o agro.
Na sequência da programação, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, falou sobre o programa “Juntos pelo Agro”, uma parceria lançada neste ano pelo Sistema CNA/Senar e Sebrae para apoiar o setor. Em seu discurso, ele destacou a capilaridade do Senar, do Sebrae e da Anater para levar tecnologia, gestão e desenvolvimento aos produtores de alimentos.
O 1º vice-presidente de Finanças da CNA e vice-presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedroso, fez uma exposição sobre o tema “Agronegócio: O presente é resultado do Futuro – O desafio da Liderança Educadora”. Segundo ele, as parcerias firmadas ao longo dos anos de diversas instituições do agro com o Sebrae possibilitaram a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios rurais.
Aplicativo
Durante o evento também foi lançado, por meio de uma parceria entre Senar e Sebrae, o aplicativo Guia do Campo, que vai fornecer de forma digital um amplo portfólio de serviços prestados pelas duas instituições, com informações para ajudar os produtores na tomada de decisões em suas atividades. O aplicativo está disponível na versão Android.
Também participaram do evento os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, Bahia (Faeb), Humberto Miranda, Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Ribeiro, e Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior.