A rede britânica de supermercados Tesco, líder de mercado no Reino Unido, anunciou a suspensão de compra de qualquer carne brasileira. O anúncio veio depois de uma enorme pressão que a empresa sofreu de consumidores ingleses, que exigiam o fim de acordos comerciais com a empresa brasileira JBS, acusada pelo Greenpeace de vender carne oriunda de áreas de desmatamento.
“Nós não vendemos qualquer carne brasileira (bovina, de frango ou suína) devido a preocupações sobre desmatamento. No começo de 2018, nos tornamos o primeiro supermercado do Reino Unido a remover a carne brasileira das vendas”, disse a Tesco em seu comunicado.
O Greenpeace internacional havia publicado o relatório How JBS is still slaughtering the Amazon (Como a JBS continua devorando a Amazônia, em tradução livre), que denunciava que a empresa brasileira JBS não estaria cumprindo com a promessa feita, há mais de dez anos, em garantir que seus produtos não sejam originários de áreas desmatadas.
Segundo o Greenpeace, “a companhia tem retrocedido de forma sistemática na oferta de informações sobre seus fornecedores diretos nos canais próprios de comunicação institucional”.
A JBS afirmou que “não compra gado de nenhuma fazenda envolvida em irregularidades, com embargos ambientais e em áreas protegidas”. Declaração em resposta à agência Pública, que vem publicando uma série de matérias sobre a Amazônia.
Campanha contra o desmatamento
No Twitter a Tesco começou uma campanha condenando o desmatamento na Amazônia e afirmando seu distanciamento com empresas brasileiras. “Atear fogo para limpar áreas para plantações ou pasto é o mesmo que destruir habitats preciosos, como a floresta brasileira. Isso tem que parar. Por isso, apoiamos o objetivo do Greenpeace de evitar uma devastação ainda maior na Amazônia”.
Setting fires in the Amazon to clear land for crops destroys Brazilian rainforest. It must stop. That’s why we support Greenpeace’s aim to prevent further deforestation. And why Tesco does not buy meat from Brazil, and all our fresh beef comes from the UK and Ireland.
— Tesco News (@tesconews) August 8, 2020