Produtores, técnicos da assistência técnica, professores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas em conhecer as principais estratégias de manejo utilizadas para contribuir com a redução do uso de agrotóxicos no controle de pragas nas lavouras de soja podem participar gratuitamente na semana que vem, do Fórum Douradense – Manejo de Pragas: gargalos e ações para seu incremento.
O evento será realizado na próxima terça-feira (4 de dezembro) das 7h30 às 16 horas, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados (MS), . Os interessados em participar podem fazer suas inscrições on-line, clicando no endereço https://bit.ly/2BAnIwJ.
O Fórum Douradense é uma realização do Ministério Público Federal, da Prefeitura de Dourados, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Embrapa Agropecuária Oeste, além de contar com apoio da Koppert, Legado Pesquisa e Consultoria, Binatural e Lecobiol.
O procurador da República no município de Dourados, Marco Antonio Delfino de Almeida, destaca que o objetivo do evento é demonstrar que é possível produzir extensivamente com menos riscos ao meio ambiente e à saúde da população em geral.
“O manejo integrado de pragas é uma técnica ‘ganha-ganha’, ou seja, ganha o produtor rural com um dispêndio menor de recursos na aquisição de agrotóxicos, e ganha a saúde e o meio ambiente, uma vez que você vai ter a utilização de técnicas de controle de pragas que não sejam danosas. É fundamental que haja essa junção de interesses, interesses do produtor, da saúde e do meio ambiente”, finalizou o procurador.
Programação
A abertura do evento será às 8 horas e contará com a presença do chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus; do procurador da República no município de Dourados, Marco Antônio Delfino de Almeida; do secretário Municipal de Agricultura Familiar de Dourados, Marcelo Tibúrcio Rezende; além de pesquisadores e professores.
Às 8h15 será realizada uma palestra proferida pelo pesquisador da Embrapa Soja Décio Luiz Gazzoni, que vai falar sobre “Soja e Abelhas”. Na sequência, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Crébio José Ávilla apresentará “Case de Sucesso sobre o Manejo Integrado de Pragas em Lavouras de Soja (MIP)”.
Em seguida, após o intervalo, a Koppert fará uma apresentação. Ainda pela manhã, Samir Oliveira Kassab, da Legado Pesquisa e Consultoria, falará sobre “Controle Biológico e Manejo Moderno de Pragas”. Para encerrar as atividades matutinas, o professor da UFGD Fabrício Fagundes Pereira fará uma apresentação sobre o “Plano Estadual de Controle Biológico”; depois, o evento segue com uma mesa redonda sobre o tema.
No período da tarde, haverá troca de experiências e debates sobre os assuntos apresentados, ambos com a finalidade de elaborar um documento sobre o que foi abordado durante o encontro, visando identificar maneiras de ampliar a adoção do MIP nas lavouras de soja do Sul do Estado de Mato Grosso do Sul.