Auditores fiscais federais agropecuários descartaram 2.690 garrafas de azeite irregular em Recife, Pernambuco. A apreensão foi realizada no dia 20 de novembro, em uma distribuidora da cidade, após a constatação de que o produto da marca Quinta Lusitana era uma mistura de azeite com óleo de soja.
“Essa é uma fraude que nós vemos rotineiramente”, conta a auditora fiscal federal agropecuária Sara Melo, acrescentando que “nós sempre fazemos a coleta desse produto e análise em laboratório para ver se houve mistura de óleos”.
Segundo ela, trata-se de uma “questão de segurança alimentar, porque já tivemos casos de mistura com óleos impróprios para o consumo humano, de uso industrial, que podem causar problemas para a saúde”.
De acordo com Sara, o produto é envasado em São Paulo e foi descaracterizado. O líquido apreendido foi enviado para a estação de tratamento e as embalagens seguiram para a reciclagem.
>> Leia a matéria “Após fraudes, especialistas dão dicas na hora de escolher o melhor azeite”, publicado na coluna ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO do site da revista A Lavoura.