Estimativas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) apontam que o setor sucroenergético brasileiro deve deixar a recente crise no passado, ao prever que o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento deva bater na casa dos U$$ 90 bilhões – algo em torno de R$ 345 bilhões – em 2020. Se essa perspectiva se concretizar, o salto será de quase 100% em relação a 2012.
O mesmo percentual poderá ser observado, conforme previsão da Unica, nas exportações de açúcar e etanol: um volume de U$$ 26 milhões anuais até o final desta década.
Acompanhando esse mercado em ascensão, mais uma vez a revista A Lavoura, veiculada desde 1897 pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), apoiará a 27ª Fenasucro & Agrocana 2019 – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, marcada para os dias 20, 21, 22 e 23 de agosto de 2019, no Centro de Eventos Zanini, localizado no município de Sertãozinho (SP).
Etanol
Conforme destaca a organização do encontro, no site oficial da feira, com incentivos do RenovaBio – programa da nova política nacional de biocombustíveis do governo federal –, a produção brasileira de etanol deve crescer de 30 bilhões para 50 bilhões de litros por safra, substituindo 55% do uso da gasolina e 20% do diesel até 2020.
“Em março deste ano, começou a valer a regulamentação que elevou para 10% o percentual de mistura de biodiesel no diesel comum vendido ao consumidor. Além disso, outras frentes também sinalizam oportunidades, como a valorização da biomassa para a produção de bioeletricidade”, destaca a organização da Fenasucro & Agrocana.
Setor agrícola
Ao voltar os olhos para o setor agrícola, por ser considerado “um forte motor da economia brasileira”, os números comprovam a importância dele para a economia brasileira: em 2017, a agricultura e o agronegócio em geral, que inclui o segmento sucroenergético, contribuíram com 23,5% do PIB do País, configurando em sua maior participação em 13 anos.
Soja e milho, entre outras commodities agrícolas, também podem atender às demandas de bioenergia, pois, juntos, correspondem a 90% da produção de grãos no Brasil, somando algo em torno de 208 milhões de toneladas, só no ano passado, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Esse cenário que segue em linha ascendente deve criar mais de um milhão de novos empregos diretos e indiretos, além de consumir U$$ 77 bilhões em investimentos, sendo 70% na área industrial e 30% no segmento agrícola.
“Essa perspectiva promissora estimula ainda mais a busca por soluções e inovações tecnológicas”, destaca a organização da 27ª Fenasucro & Agrocana, levando em conta que essas e outras novidades serão apresentadas, durante a feira em Sertãozinho (SP), para toda a cadeia produtiva sucroenergética.
Expositores
Participe da feira e dê visibilidade à sua marca e produtos, prospecte negócios e fortaleça sua presença junto a um público decisivo de diversos setores, entre eles: a produção agrícola, os processos industriais, as usinas, a indústria alimentícia e a indústria de papel e celulose.
Acesse www.fenasucro.com.br ou o link direto http://bit.ly/2HslgM9. Confira também as projeções positivas do mercado sucroenergético no Canal de Notícias da Fenasucro & Agrocana!
Para acompanhar as novidades da feira em 2019 pelo smartphone ou tablet, em breve será disponibilizado um aplicativo gratuito para download nos sistemas Android e iOS. Pelo app, o público interessado poderá conferir a lista de expositores e produtos, planta do evento, agenda de palestras e serviços disponíveis no pavilhão.
Serviço
Fenasucro & Agrocana 2019 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética
Data: 20 a 23 de agosto de 2019
Local: Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho (SP), Brasil
Endereço: Marginal João Olézio Marques, 3563 – Chácaras Recreio Planalto