“Lab de Agronegócios Aberje/Abag” será lançado em julho, em São Paulo, e terá como destaque a apresentação de uma pesquisa inédita sobre a estrutura de comunicação das empresas do agro no Brasil. Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) oficializaram nesta segunda-feira, 13 de maio, a parceria para a criação de um novo fórum de discussão focado exclusivamente na comunicação do agro em geral.

O “Lab de Agronegócios Aberje/Abag” será lançado em julho, em São Paulo, e terá como destaque a apresentação de uma pesquisa inédita sobre a estrutura de comunicação das empresas do agronegócio no Brasil. O evento inicial também deve reunir importantes autoridades e executivos ligados ao setor.

Com o objetivo principal de reforçar a cultura da comunicação nas empresas do agro, o Lab de Agronegócios Aberje/Abag. dará suporte a um segmento importante da economia brasileira, o agronegócio, que responde por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a ideia é melhorar a imagem do agronegócio pela comunicação, especialmente em áreas urbanas em que é detectado maior preconceito e desconhecimento sobre esse setor, apresentando os cases de sucesso do setor, trocando experiências com profissionais de outros segmentos e estimulando as empresas a contarem as suas boas histórias.

“A parceria entre Aberje e Abag faz todo o sentido, já que as entidades serão complementares. Enquanto a Abag reúne as principais associações setoriais do agronegócio, a Aberje já abriga muitas empresas do setor. O objetivo do Lab é ser um fórum de troca de conhecimentos que promova a cultura da comunicação nessas corporações”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Debates

O Lab de Agronegócios Aberje/Abag terá reuniões bimestrais com lideranças do setor e executivos das empresas parceiras, momentos em que serão realizadas palestras com autoridades ligadas ao governo, nomes importantes da comunicação e exposição de cases corporativos de referência no setor.

Outros temas atuais – tanto na comunicação quanto no agronegócio -, como propósito, compliance, relação com a comunidade, redes sociais, branded content e fake news, também estarão na pauta do Lab.

A pesquisa “A Comunicação do Agronegócio no Brasil” segue aberta até dia dez de junho deste ano. As empresas interessadas em participar podem entrar em contato com Carlos Ramello, do DataAberje, pelo email c.ramello@aberje.com.br.

Os resultados da pesquisa serão compartilhados com todos os respondentes, além dos membros do Lab e os associados da Aberje e da Abag.

Fonte: Aberje