Começa amanhã, 12 de dezembro, e segue até dia 14 o 1º Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido (Conadis), que debaterá o tema “Semiárido brasileiro: diversidade, tendências, tensões e perspectivas”. O evento, que ocorrerá no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Natal (RN), passeará por vários momentos históricos, políticos, econômicos, sociais e ambientais vivenciados na região, trazendo a trajetória das obras contra as secas, da convivência, das tensões existentes e das possibilidades apontadas pela ciência, provocando expectativas na comunidade acadêmica e nos setores da sociedade sobre o Semiárido brasileiro.
A programação do Conadis, que conta com o apoio da Revista A Lavoura e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), foi delineada de modo a promover experiências em temáticas como a convivência com o semiárido, plano nacional para conservação das aves da caatinga, história ambiental, cultura dos sertões, agricultura familiar tecnificada, delimitação de regiões florísticas da caatinga, águas do semiárido, uso da madeira como fonte de energia, educação no semiárido, entre outros.
A solenidade de abertura será realizada na quarta-feira (12), às 8h30, e contará com a presença de autoridades de Instituições de ensino superior, além do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Fórum Permanente
Palestras, mesas-redondas, lançamento de livros, apresentações de trabalhos científicos, workshops e minicursos estão entre as atividades do encontro, que também contará com o Fórum Permanente da Diversidade do Semiárido, atividade destinada a pós-graduandos, pós-graduados ou profissionais. Serão dois eixos temáticos e a finalidade é promover espaços de diálogos e debates interdisciplinares.
Novas inscrições poderão ser feitas durante o evento com pagamento em espécie ou cartão de crédito. Outras informações através do endereço eletrônico www.conadis.com.br