Iniciativa para fortalecer o agro visa fomentar o desenvolvimento de empreendedores e de micro e pequenas empresas, melhoria do ambiente de negócios e da imagem do setor
O Serviço de Apoio às Micros Empresa (Sebrae), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e lançaram, na quarta-feira (30 de março), o selo Juntos Pelo Agro. O objetivo da parceria é incentivar o desenvolvimento de empreendedores e de micro e pequenas empresas e melhorar o ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade.
Entre as ações previstas estão articulações conjuntas em prol do segmento, alinhamento estratégico das instituições, estudos técnicos e setoriais nas cadeias produtivas priorizadas, fomento de inovações tecnológicas no campo e apoio a gestão dos pequenos negócios rurais, além do fortalecimento da governança territorial.
Os planos de trabalho iniciais terão cinco temas principais: programa Negócio Certo Rural, cadeias produtivas estratégicas, ampliação do Empretec Rural, implantação do bolsista Ali (Agentes Locais de Inovação), Agente de Inovação Rural (ALI Rural) integrado à Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) e alimentos brasileiros diferenciados – artesanais, tradicionais, típicos e com Indicação Geográfica – IG e Selo ARTE.
Pela parceria, o Sebrae capacitará os produtores em gestão, associativismo e cooperativismo, além de incentivar a formalização. A expectativa é que essa entidade disponibilize 4 mil agentes para orientação desse público, divididos nas especialidades de desenvolvimento, educação empresarial, crédito assistido e ALI. Já o Senar, órgão do Sistema CNA, fortalecerá a atuação da ATEG para aumentar a produtividade da produção rural com incremento na gestão do negócio rural.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o trabalho em conjunto busca levar ao pequeno empreendedor rural o melhor que as três instituições têm a oferecer. “Hoje sabemos produzir bem, sabemos de tecnologia, mas temos de ser vendedores da porteira para fora. É importante saber vender, agregar e colocar o produto na rua”, enfatizou.
Dentre as inúmeras frentes de trabalho, o selo engloba as iniciativas Negócio Certo Rural, Alimentos e Produtos Artesanais, Empretec Rural, Cadeias Produtivas e o ALI Rural.
“É um campo extenso, então, decidimos priorizar algumas ações. Focamos na área de gestão, para tirar o produtor rural da dependência e tentar emancipá-lo. Também demos destaque aos produtos artesanais, que são característica no Brasil e no pequeno negócio rural”, disse o diretor geral do Senar, Daniel Carrara. “Não podemos deixar de fora a inovação presente na atuação do ALI Rural para atingir na ponta o projeto”, acrescentou.
Sistema S
A parceria já existe em diversos estados, mas, com a assinatura do acordo e o lançamento do selo, a cooperação entre as três instituições ganha escala nacional, ampliando fortalecendo projetos como Aplicativo do Agro, Agronordeste e demais atendimentos do Sebrae e Senar.
“O mais importante dessa união é o fato de trabalharmos em rede. Nosso trabalho, como Sebrae Nacional, é respaldar os estados nas suas atuações, para atingir na ponta o que está planejado na parceria Juntos Pelo Agro”, salientou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Com o Sistema S, a ideia é juntar o melhor de cada instituição e respeitar a característica de cada estado.”