Elaborada pelo Senar, publicação eletrônica ensina como planejar, legalizar e conduzir a atividade
As informações básicas para iniciar ou adequar a atividade de aquicultura na propriedade rural estão disponíveis em uma cartilha gratuita que ensina como planejar e legalizar projetos aquícolas. O material foi produzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A aquicultura refere-se à criação de organismos em ambiente aquático, como, por exemplo, peixes, moluscos, crustáceos, rãs, crustáceos, moluscos e algas. Já a piscicultura, trata da criação de peixes e é um ramo da aquicultura.
A cartilha “Aquicultura: planejamento e legalização de projetos aquícolas” mostra as espécies, o domínio da água e a outorga para uso e licenças ambientais. Os interessados vão aprender a coletar dados e acompanhar a produção, que são os principais pontos para alcançar o retorno econômico.
Na área de gestão da comercialização, orienta sobre o planejamento da produção e das despesas, o que permite um cronograma de compra de insumos e de venda de produtos.
Segundo a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção aquícola no Brasil cresceu 3,2% em 2019 em relação a 2018, e alcançou 599 mil toneladas. Os números apontam uma evolução constante do setor, entre 3% e 7%, desde o início da série histórica, em 2013.
A cartilha está disponível para download no site do Senar e no aplicativo Estante Virtual Coleção Senar, que pode ser baixado no celular ou tablet nas lojas da Apple e da Play Store.