A queda de folhas, galhos e outros resíduos orgânicos pode ser uma oportunidade para aproveitar os nutrientes desses materiais para a manutenção da fertilidade do solo.
Reaproveitar os resíduos gerados na propriedade rural, em um jardim caseiro ou até mesmo em um espaço público é uma forma de reproduzir um fenômeno natural muito importante – a ciclagem de nutrientes –, reduzindo a necessidade de utilizar outros tipos de adubo.
A compostagem, para isso, é uma das técnicas que acelera o processo de decomposição. Então, como realizá-la?
Veja abaixo cinco dicas da equipe de especialistas da empresa Tramontina, marca voltada para produtos de jardinagem e agricultura:
1) Separe galhos, restos de vegetais, cascas, ervas espontâneas e resíduos orgânicos de cozinha;
2) Utilizando um triturador, triture esses resíduos para misturá-los no passo três;
3) Misture na proporção de 3 partes de materiais úmidos (cascas de frutas, frutas, hortaliças) para 1 parte de materiais secos (restos de poda, serragem, palha);
4) Coloque em uma composteira ou em outro local adequado;
5) Após quatro meses, o composto estará estabilizado, com cor escura, cheiro de terra e temperatura ambiente, pronto para ser utilizado em floreiras e canteiros, aumentando a fertilidade do solo.
Curso de jardinagem na EWB/SNA
A Escola Wencesláo Bello, mantida pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) há 86 anos, no bairro da Penha, Rio de Janeiro, oferece cursos contínuos em três módulos exclusivos sobre jardinagem.
Ao todo são 53 cursos de extensão livre, todos presenciais, ministrados sempre aos sábados, incluindo também: Educação Ambiental e Reciclagem de Lixo; Horticultura Orgânica – Básico; Horticultura Orgânica – Produção e Utilização de Adubos; Horticultura – Planejamento da Produção.
Ainda há cursos de Identificação de Plantas Medicinais; Manejo de Flores Tropicais; Noções Básicas Sobre Agricultura Orgânica; Paisagismo I e II e Paisagismo Prático, entre outros relacionados ao setor agrícola e pecuário.
A EWB/SNA funciona na Avenida Brasil nº 9727 (acesso principal) ou
Rua Comandante Vergueiro da Cruz nº 480 (acesso alternativo), no bairro da Penha, Rio de Janeiro (RJ)
Contatos por telefone 21 3977-9979 (ramal 4 ou 9) e email ewb@sna.agr.br. Para saber mais, acesse www.sna.agr.br/ensino/ewb.
Fonte: Tramontina com informações e edição d’A Lavoura