Parque Nacional da Tijuca é uma das opções para quem gosta de natureza e quer aproveitar as férias de verão. Local abriga pontos turísticos famosos, como o Corcovado e o Cristo Redentor, que são cartões postais do Rio de Janeiro. Foto: Duda Menegassi/Divulgação Grupo Boticário
As férias de verão envolvem um período marcado, muitas vezes, pelo descanso e pela oportunidade de conhecer novos lugares. Uma opção para todos os tipos de turistas são os parques nacionais e estaduais, espalhados por todo o Brasil. Criados para preservar a paisagem natural do País, esses locais são uma alternativa para sair da rotina, com atrações turísticas que conquistam desde os mais aventureiros, até os mais sossegados.
Segundo a coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Marion Silva, a visitação dentro dos parques aproxima as pessoas da natureza, além de movimentar a economia local.
“A conexão com o meio ambiente traz benefícios para a saúde física e mental, por reduzir o estresse e promover um momento de descontração fora do agito dos grandes centros urbanos. Esse contato com a natureza também reforça a importância da conservação e das áreas protegidas, e faz com que as pessoas passem a adotar práticas mais sustentáveis em suas rotinas”, comenta.
Para manter os locais preservados, os visitantes devem ficar atentos às normas de visitação de cada parque, recolher e descartar corretamente o lixo produzido e não interferir na fauna e na flora local.
Dicas para visitação no Rio
Confira algumas dicas de parques espalhados pelo Rio de Janeiro:
* Parque Nacional da Tijuca
Localizado no coração da capital carioca, é o parque mais visitado do País. O local abriga pontos turísticos famosos, como o Corcovado e o Cristo Redentor, que são cartões postais do Rio de Janeiro.
No lugar, também é possível praticar esportes ao ar livre, como corrida, escalada, ciclismo, voo livre e rapel, além de tomar banho de cachoeira e observar aves. Saiba mais em www.parquedatijuca.com.br.
* Parque Nacional de Itatiaia
Com atrativos para quem gosta de montanhas e de cachoeiras, é o parque mais antigo do Brasil. Localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, o espaço natural abriga diversos atrativos ambientais, que possibilitam montanhismo, escalada, caminhada, ciclismo e banhos de cachoeira. Visite o site www.parquedoitatiaia.com.br.
* Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Terceiro parque mais antigo do País, o Serra dos Órgãos possui a maior rede de trilhas do Brasil. Ao todo, os turistas podem encontrar mais de 200 quilômetros de trilhas, para amadores e profissionais.
São roteiros variados, que envolvem montanhas, caminhos suspensos e até opções acessíveis para cadeirantes. Além das trilhas, os visitantes podem fazer rapel, praticar escalada e se banhar nas cachoeiras. Saiba mais clicando em http://parnaso.tur.br.
* Parque Estadual da Lagoa do Açu
É uma das áreas de proteção mais novas do Estado, cuja principal atração é a Lagoa Salgada, onde é possível surfar, andar de caiaque, praticar stand-up paddle, dar uma volta de pedalinho e tomar banho.
Longe da águas, os turistas podem caminhar nas trilhas do Tamanduá e da Pitanga. Conheça o Parque Estadual da Lagoa do Açu!
Fora da capital: Parque Estadual Cunhambebe
Fora da capital carioca, localizado em Angra dos Reis, o Parque estadual Cunhambebe reúne ecossistemas ligados à Mata Atlântica, apresentando uma área de proteção com um enorme lago artificial, conhecido como Ribeirão das Lages.
No local é possível praticar esportes náuticos. Também há atrações para os turistas que buscam trilhas, em duas opções de travessias. Saiba mais sobre o Parque Estadual Cunhambebe.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.
A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais.
Ainda atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.