Se escrever a palavra “abelhas” em qualquer site de busca da internet, é possível observar que, dentre as primeiras sugestões apresentadas como complemento à consulta online, aparece o termo “em extinção”. Não é exagero, considerando que esse inseto, principal responsável pela produção de mel e polinizador de plantas alimentícias, corre grande risco de extinção.
Conhecida por utilizar ingredientes diferenciados em suas receitas, a exemplo do mel, a cervejaria Colorado acaba de lançar um movimento para a preservação das abelhas. A empresa pretende contar com a participação dos consumidores diante de ações que irão beneficiar mais de 400 apicultores e ainda preservar quatro milhões desses insetos nativos.
“A Colorado sempre se preocupou em valorizar aquilo que é do Brasil e toda a diversidade da fauna e da flora do País. Fazemos isso com o uso de ingredientes e com iniciativas. As abelhas são muito importantes para a biodiversidade do planeta. Queremos abrir os olhos dos consumidores para a importância de preservar esse inseto”, conta Guilherme Poyares, gerente de Marketing da empresa.
A importância das abelhas
Poucos imaginam, mas além de produzir o mel, as abelhas são muito importantes para equilibrar o ecossistema do planeta, com a polinização de diversas plantas, muitas delas comestíveis. Por isso, a cervejaria de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, implantará algumas ações.
Para chamar a atenção dos consumidores, a marca vai montar dois meliponários – coleção de colmeias de abelhas sem ferrão – urbanos na cidade São Paulo e dois em Ribeirão Preto, com a capacidade para 50 mil abelhas cada. Colocados em locais movimentados das cidades eles vão servir para educar a população sobre a importância desses insetos e sobre como é possível conviver com eles.
A cervejaria também pretende replantar um total de quatro hectares (40 mil metros quadrados) de uma área de preservação permanente de Ribeirão Preto, com espécies que são facilmente polinizadas e auxiliam na apicultura.
Alertas
Para ajudar os consumidores a entenderem um pouco mais sobre o universo das abelhas, a cervejaria Colorado firmou uma parceria com a National Geographic – importante criadora de conteúdo nas áreas de geografia, biologia, física e ciência, história e cultura – para a produção de diversos materiais em um site exclusivo.
A marca já começou a chamar a atenção de seus consumidores por meio da campanha “Adeus Appia”, que entrou no ar para dar esse alerta, às pessoas, sobre a importância das abelhas, fazendo referência à cerveja que tem o mel como seu principal ingrediente.
Segundo a empresa, “a ideia é mostrar que o problema vai muito além da extinção de uma das mais adoradas cervejas da marca. A morte das abelhas significa um verdadeiro colapso ambiental”.
Fonte: Cervejaria Colorado
A Lavoura
A edição nº 721 da revista A Lavoura traz uma série de reportagens especiais que alertam sobre os riscos de extinção das abelhas e ainda trata da importância delas na polinização natural de cultivos essenciais para a alimentação humana. Para acessar o conteúdo da Revista, clique na imagem abaixo: